Área artes visuais
Segmento exposição
Público-alvo geral
Atributos ambiental
Ver apresentação >Realização de exposição de arte ART FOR THE OCEAN em espaços públicos e privados de grande circulação de pessoas apresentando esculturas marinhas criadas a partir da manipulação da fibra de vidro. Como ação de contrapartida serão desenvolvidas oficinas de arte criadas exclusivamente para o projeto.
Área artes visuais
Segmento exposição
Público-alvo geral
Atributos ambiental
Ver apresentação >O projeto “Colors of the Amazon” produzirá uma exposição pública de esculturas artísticas criadas por artistas da Amazônia, com o objetivo de promover a cultura, a arte e a rica história da região. As obras serão pintadas por artistas e têm como temática a preservação ambiental e cultural brasileira.
Área artes visuais
Segmento exposição
Público-alvo geral
Atributos ambiental
Ver apresentação >As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima; atividade humana tem sido a principal causa devido à queima de combustíveis fósseis, que gera a emissões de gases de efeito estufa. Estes retem o calor do sol na atmosfera, contribuindo para eventos climáticos extremos. O projeto artístico-educativo é composto por exposição física, online, oficinas, transporte para escolas e chamada pública de cartuns sobre o tema. Apresenta as principais mensagens-chave sobre urgências climáticas do ponto vista social, raça, gênero e território. Combinando pesquisas cientifico-sociais e criação artística, oferece uma abordagem documental-artística de forma simples e acessível, com possibilidades de futura itinerância. Um percurso com fotografias de Custódio Coimbra, cartuns de André Dahmer e Fervura no Clima, ilustrações e jogos que estimulam a conscientização sobre o tema para alunos da rede pública e jovens em geral
Área artes visuais
Segmento exposição
Público-alvo geral
Atributos patrimônio
Ver apresentação >Por ocasião da temporada cruzada França-Brasil em 2025, propomos a exposição artistica documental e multimídia, gratuita inspirada no livro de Adriana Brandão Os Brasileiros em Paris ao Longo dos Séculos e dos Arrondissements, publicado em francês pela editora Chandeigne & Lima. O projeto mostra a riqueza da contribuição brasileira a Paris, ilustrando os laços históricos e culturais entre os dois países. destacando a influência mútua ao longo dos séculos. O percurso levará os visitantes do 1º ao 20º distrito (arrondissement) seguindo uma linha de metrô imaginária e reunirá cerca de quarenta obras originais citadas no livro e distribuídas em pinturas, fotografias, painéis com textos, ilustrações e objetos. Além disso, oito estações temáticas transversais (modernismo, música, exilados, mulheres, positivismo, esporte, pioneiros da aviação, etc.) permearão o trajeto. Elementos audiovisuais (música, sons, entrevistas, vídeos) irão complementar o percurso.
Área artes visuais
Segmento exposição
Região a escolher
Público-alvo geral
Atributos ambiental
Ver apresentação >Exposição gratuita em Petrolina (PE), Paulo Afonso (BA) e Penedo(AL) – seguindo o desenvolvimento e transformação que o Rio São Francisco trouxe a região.
Priorizando ações de desenvolvimento da cultura local e reforçando a importância histórica dessas comunidades.
Permanece em centros culturais de cada cidade por 30 dias, entrada gratuita.
Distribuição de catálogo gratuito.
Realização de concurso de fotografia digital para interessados em geral.
Área artes visuais
Segmento exposição
Região a escolher
Público-alvo geral
Atributos ambiental
Ver apresentação >Exposição gratuita em praça pública itinerante, parte da instalação permanece como melhoria para o município.
Reforça valores de preservação ambiental, polinização, cultura, ciência e arte.
3 cidades a escolher dentro de uma distância compatível com a planilha.
Oficinas gratuitas para a população.
Área artes visuais
Segmento exposição
Público-alvo geral
Atributos tecnologia
Ver apresentação >Pixel Soul é uma exposição de experiência imersiva inspirada no Museum Of Me, exposição feita no CCBB em 2019, explorando a evolução e o impacto das redes sociais na vida cotidiana. Utilizando inteligência artificial e projeções imersivas, a exposição propõe uma reflexão sobre se as redes sociais refletem nossa verdadeira essência ou se tornaram vitrines de um eu idealizado e comercial. O projeto visa promover uma discussão profunda sobre a influência das redes sociais na sociedade moderna, proporcionando uma experiência educativa e interativa que incentiva a reflexão crítica. Além disso, busca fomentar o engajamento coletivo e a troca de experiências entre os visitantes, utilizando arte e tecnologia como ferramentas de transformação social.Como parte da contrapartida social, serão realizadas cinco palestras sobre a produção de exposições imersivas e o uso de tecnologias avançadas em atividades artísticas, voltadas para estudantes e professores da rede pública de ensino e interessados em geral.
Área artes visuais
Segmento exposição
Público-alvo geral
Atributos tecnologia
Ver apresentação >Inspirado por experiências de sucesso, Museus Vivos é uma exposição que mistura cenários físicos com tecnologia de realidade virtual para oferecer uma jornada educativa e envolvente pelos museus do Brasil. O projeto visa democratizar o acesso à cultura, promovendo a valorização do patrimônio cultural e histórico de forma interativa. A experiência proporciona aos visitantes uma imersão em museus icônicos, inicialmente em São Paulo, com planos de expansão para outras regiões e até internacionalmente. Museus Vivos utiliza narrativas visuais e auditivas para conectar o público com a história e a arte, incentivando visitas físicas aos museus e criando um ciclo contínuo de descoberta cultural.
Área artes visuais
Segmento exposição
Região interior de São Paulo
Público-alvo adulto
Atributos cultural
Ver apresentação >Exposição Arte Cidade 60+composta por instalações artísticas interativas físicas e digitais que abordam o tema da longevidade e trazem uma reflexão sobre a sociabilidade e participação dos idosos nos espaços culturais e urbanos e a escassez de políticas de fomento à produção cultural desse público.As instalações artísticas simulam diferentes ambientes urbanos com representações das dificuldades encontradas por pessoas idosas ao circular pela cidade. A exposição propõe ainda uma experiência sensorial.Estarão disponíveis dispositivos que limitam os sentidos dos visitantes para simular as mudanças no nosso corpo com o passar do tempo estimulando a sensibilização para o tema através da empatia.Parte dos mediadores será de idosos focando na troca de experiências entre faixas etárias. CONTRAPARTIDA SOCIAL Ação formativa cultural – Treinamento em Acessibilidade Atitudinal e Cultural para estudantes de universidades públicas.
Área artes visuais
Segmento exposição
Público-alvo geral
Atributos social
Ver apresentação >A exposição Cidade Queer é uma plataforma de aprendizado, prática, respeito, conversa e celebração da inclusão. Uma abordagem inovadora e inclusiva que promove a conscientização e debate sobre os direitos da comunidade LGBTQIA+ nas cidades. O projeto celebra a diversidade e a importância de cidades seguras e acolhedoras para todos.Através de pesquisas documentais-artísticas, o projeto utiliza linguagem acessível, representada por artistas que estimulam reflexões e mudanças de atitude. O projeto inclui exposição física e online, oficinas artísticas que destacam os desafios enfrentados pelos LGBTQIA+ e desfiles com danças na batalha de vogue.O destaque da exposição é a instalação artística que explora o significado da sigla LGBTQIA+, que representa as várias identidades relacionadas à orientação sexual e à identidade de gênero. Além de trazer temas como acessibilidade, ocupação do espaço público e o acesso à saúde e moradia.
Área artes visuais
Segmento exposição
Público-alvo geral
Atributos PCD
Ver apresentação >A Exposição Cidade Acessível, em sua programação para itinerância 2024, aborda o tema da acessibilidade e inclusão em espaços culturais e urbanos através de instalações artísticas interativas, experiência sensorial, com conteúdo audiovisual educativo e informativo. O projeto busca provocar reflexões nos visitantes para o tema da acessibilidade através da arte, experimentação, informação e discussão. Para ampliar o acesso será oferecido transporte gratuito para que escolas públicas possam visitar a exposição e, para democratizar o acesso, as atividades oferecidas pelo projeto serão gratuitas e de classificação livre e, um hotsite sobre a exposição ficará disponível durante o período de montagem.
Área artes visuais
Segmento exposição
Região Campinas - SP e região
Público-alvo geral
Atributos educação
Ver apresentação >Realizar exposição interativa de acesso gratuito que conta a história da cidade de Campinas, interior de São Paulo, pela perspectiva de seu desenvolvimento como polo científico nacional.
Área artes visuais
Segmento exposição
Região São Paulo- SP
Público-alvo geral
Atributos visibilidade
Ver apresentação >O projeto irá realizar a itinerância da exposição fotográfica “Onde Mora a Esperança – itinerância”, composta por fotografias que mostram a diversidade cultural e as tradições de várias etnias através dos tipos de habitações e de seus moradores nas mais diversas localidades do mundo. As imagens fazem parte do acervo fotográfico da organização Habitat for Humanity International, que trabalha há 45 anos promovendo a construção ou reforma de lares para famílias em condições de pobreza ou extrema pobreza e está presente emdiversos países. Além da itinerância da exposição, o projeto prevê a publicação de um catálogo impresso e digital e a criação de um site específico para o projeto.
Área artes visuais
Segmento exposição
Público-alvo geral
Atributos educação
Ver apresentação >Realização de exposição fotográfica com obras de Custódio Coimbra cujo tema é a Baía de Guanabara, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, local integrante do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, tombado pela Unesco. A exposição será desenvolvida a partir do acervo do fotógrafo e, inspirada no livro “Baia da Guanabara, descaso e resistência” de Emanuel Alencar, abordando tanto as imagens icônicas e as belezas naturais quanto as que mostram o descaso de uma das mais importantes baías brasileiras. A ser distribuída em uma área aproximada de 150m2, a exposição também será composta por instalações artísticas interativas físicas e digitais que simulam diferentes ambientes da bacia hidrográfica da Guanabara, monitoria e ações educativas que estimulam o visitante a “mergulhar” na narrativa.
Área artes visuais
Segmento exposição
Região a escolher
Público-alvo geral
Atributos educação
Ver apresentação >Realização da exposição artística que trata da cultura e história do povo Tikuna/Magüta, povo indígena mais populoso na bacia amazônica, que vivem nos limites fronteiriços entre Brasil, Colômbia e Peru. Os módulos expositivos terão conteúdos elaborados com a participação dos Tikuna/Magüta, emergindo de relatos de avôs e avós e valorizando múltiplos saberes e linguagens. Esta exposição visa contribuir para o reconhecimento dos processos auto identitários de movimentos indígenas (especificamente dos Tikuna/Magüta) e rompimento com práticas coloniais de dominação que perpassaram a história do contato interétnico.
Área artes visuais
Segmento exposição
Região nacional
Público-alvo adulto
Atributos formação
Ver apresentação >MÃOS EMPODERADAS atua no empoderamento feminino a partir do encontro de mulheres que têm no artesanato a sua fonte de trabalho e renda. O projeto oferece uma programação composta por encontros de círculo de mulheres, oficinas, feira de artesanato e apresentações de espetáculos que trazem a mulher periférica como protagonista.
Área artes visuais
Segmento exposição
Região a escolher
Público-alvo geral
Atributos visibilidade
Ver apresentação >A Jaguar Parade – Brasil/EUA é um projeto que tem como objetivo promover intercâmbio cultural entre as nações, ao realizar exposições de artes com esculturas de onças-pintadas. As obras serão pintadas por artistas brasileiros e têm como temática a preservação ambiental e cultural brasileira.
Área artes visuais
Segmento exposição
Público-alvo geral
Atributos visibilidade
Ver apresentação >A exposição “Michelangelo: La Cappella Sistina” oferece uma experiência única e imersiva, permitindo aos visitantes explorar a famosa Capela Sistina do Vaticano de uma perspectiva cultural, arquitetônica, organizacional e artística. A exposição apresenta réplicas em grande escala dos afrescos mais famosos de Michelangelo, permitindo que os visitantes apreciem cada detalhe da obra-prima do Renascimento.
Área artes visuais
Segmento exposição
Região itinerante
Público-alvo geral
Atributos visibilidade
Ver apresentação >A Exposição Vozes da Cultura – Maranhão e Pará pretende mostrar a riqueza da cultura maranhense e paraense, relacionando-a a movimentos de resgate da cultura local e hábitos atuais dos povos desses estados: danças, músicas, artesanato, culinária, festas tradicionais, jogos, vestuário e arte popular. A exposição, de formato itinerante, será montada em três cidades dos referidos estados, sendo composta de painéis, fotos, multimídia, elementos interativos e vídeos com depoimentos de artesãos, músicos, costureiras, escritores, historiadores e todos aqueles envolvidos diretamente com a cultura local e suas manifestações. Com monitoria para recebimento dos visitantes, em especial a de alunos da rede pública de ensino visando a formação de novos públicos e a conscientização para a importância da arte e da cultura brasileira dessas regiões.
Área artes visuais
Segmento exposição
Região a escolher
Público-alvo geral
Atributos saúde
Ver apresentação >“Alimentação, Arte e Saúde – tudo a ver” é uma exposição informativa e interativa que aborda a crise alimentar mundial, o desenvolvimento sustentável, agroecologia e a história da alimentação no Brasil a partir de uma perspectiva artística, cultural, de território e saúde. Com itinerância por 4 cidades do estado do Rio de Janeiro, o projeto tem foco de realização em escolas públicas e conta com oficinas em sua programação. Todas as atividades do projeto são gratuitas. O principal público-alvo são alunos do Ensino Fundamental I.Com área aproximada de 70 m2, a exposição é composta por ensaios fotográficos, vídeos, depoimentos e jogos interativos, além de dinâmicas propostas pela equipe de mediação, que em conjunto, visam estabelecer conexões entre arte, saúde e cidadania. A intenção é visibilizar o não desperdício, a relação com meio ambiente, questões de identidade e principalmente promover um debate que contribua para políticas públicas que erradiquem a fome e as desigualdades.oda humanidade.
Área artes visuais
Segmento exposição
Região Campinas - SP
Público-alvo geral
Atributos cultural
Ver apresentação >Realização de um festival com projeções de video mapping inéditas e exposições com temática natalina, ao ar livre, totalmente gratuito. Além disso, o projete prevê apresentações de corais e uma montagem cenográfica natalina.
Área artes visuais
Segmento exposição
Região a escolher
Público-alvo geral
Atributos visibilidade
Ver apresentação >Mulheres com deficiência, cidadãs acima de tudo! Lá vem elas! Será uma exposição que aborda a luta de mulheres com deficiência por acessibilidade, autonomia e inclusão nos espaços culturais e urbanos a partir de uma perspectiva artística, com curadoria que combina variadas linguagens: artes plásticas, fotografia, cinema, música, performance, dança, música, etc. Representando a busca pela visibilidade, existência e resistência. Composta de vídeos, textos informativos e ilustrados, “Lá vem elas!” representa artisticamente diversas dimensões da exclusão social vivenciada pelas mulheres com deficiência e da importância de representatividade. O projeto conta com evento de abertura da exposição: Apresentações artísticas protagonizadas por mulheres com deficiência abrem o 1º dia da exposição “Lá vem elas!” em cartaz.