Nesta 9ª edição, vamos seguir com a promoção de atividades lúdico-educativas antes das sessões, desta vez com foco na educação ambiental, em especial reciclagem do lixo. Novamente, vamos distribuir livros relacionados ao tema do filme, ou outros materiais, como gibis, de modo a sempre incentivar o hábito da leitura e interlocução entre diferentes linguagens. Como uma expansão destas ações de formação cultural e educacional, vamos produzir vídeos registros que serão disponibilizados em nossas redes sociais, de modo a expandir o alcance e impacto das discussões e informações veiculadas sobre o tema do racismo estrutural e da educação ambiental. As sessões acontecem preferencialmente em praças, ou, quando necessário, em outros equipamentos públicos de referência para a comunidade (como ginásios, campos de futebol, centros culturais e/ou educacionais). Serão atendidas 10 cidades. No total, serão realizadas 55 sessões de cinema, sendo 15 delas de curtas ou médias metragens (de preferência nacionais) que tematizam a questão étnico-racial, seguidas de debates.
Trata-se da realização do documentário de média metragem “A Arte na voz de quem faz”, composto por 7 vídeos, que tem como objetivo contribuir para a difusão das artes e para a formação de público.
Seis vídeos revelarão o contexto educacional e cultural dos seis futuros formadores de arte do ensino básico, vencedores da 25ª Edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã. O sétimo vídeo contemplará, analiticamente, os diferenciais qualitativos e quantitativos que servirão de referência ao ensino de artes no país.
Sabores dos Biomas é uma coleção de livros que visa proporcionar uma experiência única e interdisciplinar para o público infantil com um conteúdo que incentiva escolhas alimentares sustentáveis e promove a discussão acerca de uma conexão mais profunda com a natureza. A proposta deste projeto é ampliar o conteúdo da coleção Sabores dos Biomas, que já existe no formato digital, imprimir e distribuir parte da tiragem na rede municipal de ensino de Sorocaba e região. A coleção é idealizada pela autora e ilustradora Rita Taraborelli e conta com a colaboração da bióloga e educadora Mônica Passarinho. A obra é destinada ao público infantil e apresenta ao leitor os 6 biomas encontrados no Brasil. O conteúdo transcorre pela flora comestível do país e destaca os alimentos mais icônicos de cada vegetação, além de textos informativos, receitas com ingredientes regionais e as características sociais que são influenciadas pelas condições ambientais, disponibilidade de recursos naturais e pela cultura das comunidades locais. O projeto também contempla a realização de oficinas práticas com conteúdo voltado para a sensibilização dos biomas.
O BikeCine é um circuito itinerante gratuito de cinema ao ar livre, onde toda a energia para a exibição dos filmes é gerada pelo próprio público, por meio do uso de bicicletas (energia Motriz). Através desse formato inovador, o projeto pretende despertar a curiosidade e estimular as pessoas ao habito de assistir a filmes coletivamente contribuído a formação de plateias para o cinema.
OO Plano Anual Luz, Câmera, Ação Cultural! 2024 é uma proposta para complemento orçamentário para projeto de continuidade das atividades do Instituto Criar, que tem como missão formar e inserir jovens em situação de extrema vulnerabilidade nas áreas do audiovisual e da tecnologia (curso-oficina-estágio), além de desenvolver programas de fomento e incentivo à criação e produção artística (vídeo-oficinas-aquisição de equipamentos) para toda rede de alunos e egressos do projeto.