Mogi Guaçu recebe projeto Curtas de Animação

curtas de animação | 26/03/2024

Com mais de 2500 oficinas no currículo por todo o Brasil e em vários países do exterior, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas levou para Mogi Guaçu o projeto cultural “Curtas de Animação”, que percorre ONGs e escolas públicas com oficinas de animação.

Ao longo de cinco dias (19, 21, 22, 26 de março e 02 de abril),  estão acontecendo duas oficinas com alunos da  EMEF Antônio Giovani Lanzi, na rua Sete de Setembro, no bairro Vila Paraíso, em Mogi Guaçu. 

Cada oficina conta com cerca de 15 participantes, que estão produzindo coletivamente um pequeno curta-metragem de animação, conhecendo e praticando todas as etapas do processo, passando pelo desenvolvimento do roteiro, story-board, trilha sonora e toda a produção do filme, que é feito usando a técnica da animação em papel. 

Depois de finalizado, os curtas serão exibidos em sessão aberta e gratuita no dia 03 de maio, na sala de vídeo do Centro Cultural EMIA (Av. dos Trabalhadores, 2651 – Jd. Camargo).

Em atividade desde 1975, o Núcleo é um dos mais atuantes e longevos polos de produção no segmento no país, e desenvolveu uma metodologia própria para realização de oficinas, que prioriza a autenticidade e a expressão individual de cada participante. O projeto “Curtas de Animação” conta com patrocínio da rede de Supermercados Pague Menos, através do Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS, e é realizado em parceria com a Direção Cultura. Além de Mogi Guaçu, esta fase do projeto já contemplou as cidades de Valinhos e Campinas.

Saiba mais sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas:

Com direção dos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo se prepara para chegar em 2025 aos 50 anos de atividade. Além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Em 2017, chegaram aos cinemas os dois primeiros longas-metragens produzidos pelo Núcleo: “História Antes de uma História”, de Wilson Lazaretti, e “Café, um dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país e do mundo neste segmento.

Sobre a Rede de Supermercados Pague Menos:

Inaugurada em 1989, a Rede de Supermercados Pague Menos está entre as dez maiores empresas supermercadistas do estado de São Paulo, conforme o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Atualmente, possui 36 lojas em funcionamento nas cidades de Americana, Araras, Artur Nogueira, Boituva, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itu, Limeira, Mogi Guaçu, Nova Odessa, Paulínia, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, Salto, São João da Boa Vista, São Pedro, Sumaré, Tietê e Valinhos. A empresa possui um Complexo Administrativo, Logístico e Entreposto de Carnes em Santa Bárbara d’Oeste, com 200 mil m². Com mais de 7 mil colaboradores, segue em constante expansão. A fórmula do bom atendimento, somada aos produtos de qualidade e aos preços imbatíveis, faz da varejista sinônimo de qualidade, economia, comodidade, competência e variedade.  Supermercados Pague Menos “Faz Sua Vida Melhor”!

Sobre a Direção Cultura

Em 2024, a Direção Cultura completa 25 anos de atuação em consultoria e desenvolvimento de projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Sediada em Campinas, tem a missão de orientar empresas e proponentes no melhor uso das diferentes leis de incentivo, promovendo o desenvolvimento social através do acesso à arte e cultura. Desde 2010, conta com atendimento também na capital paulista, através da Kalithéa Produções.

Para saber mais:

As atividades do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas podem ser acompanhadas pelo https://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/.

O Núcleo também está presente nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/ncacampinas

Instagram: @ncacampinas

Youtube: https://www.youtube.com/@nucleodeanimacaodecampinas

Notícias relacionadas

proac | 25/04/2024

Curtas de Animação exibe filmes de alunos de Mogi Guaçu

proac | 28/02/2024

Projeto “Curtas de Animação” promove oficina de desenho animado em entidade de Valinhos

curtas de animação | 24/05/2023

“Curtas de Animação”: projeto de oficinas de desenho animado passa por Campinas