Iniciativas para celebrar o Dia Mundial do Teatro

teatro nas escolas | 27/03/2024

Em 27 de março, celebramos o Dia Mundial do Teatro, uma data consagrada desde 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro.

Estar em contato com as artes cênicas desde a infância é uma oportunidade ainda restrita a poucos no Brasil, mas alguns projetos culturais tornam o teatro acessível, próximo da comunidade, e ainda oferecem um espaço lúdico para tratar das mais diversas temáticos junto do público infantil.

Iniciamos os exemplos com o “Teatro nas Escolas”. Concebido pela Direção Cultura, este projeto já percorreu mais de 30 cidades, levando a arte ao ambiente escolar através de apresentações gratuitas de diferentes espetáculos teatrais. Essas performances abordam diversas temáticas de forma delicada e envolvente para os estudantes, e são realizadas por grupos que aliam alta qualidade artística com larga experiência em peças infantojuvenis.

A irreverência e a mistura de diferentes linguagens marcam a trajetória da Companhia Furunfunfum desde sua criação em 1992. Parceria da Direção Cultura, o grupo tem a  música como elemento importante em suas obras, e também se destaca pelo seu importante trabalho pedagógico, de formação de professores e busca por novas formas de aproximar a arte teatral do cotidiano de crianças e adultos.

O projeto “Reciclando a Cena” envolve a circulação de espetáculos do Grupo Último Tipo, em apresentações que combinam música e teatro de maneira única e poética. Utilizando materiais reciclados para os cenários, figurinos e adereços, o projeto promove o reaproveitamento e exemplifica a conscientização ambiental na prática.

Sob a liderança dos atores Valdo Matos e Renata Mucci, a Cia. No Mundo da Lua se dedica à pesquisa, produção e apresentação de espetáculos teatrais há mais de 30 anos. Através do projeto Teatro Itinerante, o grupo leva seu repertório a diversas comunidades, oferecendo sessões gratuitas em escolas, teatros e auditórios.

Viu como a Direção Cultura tem um portfólio bastante rico no segmento das artes cênicas? Estes são só alguns exemplos, e nossa equipe está à disposição para apresentar mais detalhes. Todos os projetos estão aprovados em leis de incentivo e podem ser patrocinados sem custos por empresas tributadas por lucro real.

Fale conosco!

Notícias relacionadas

teatro nas escolas | 13/10/2022

Nova apresentação do projeto “Teatro nas Escolas” em Hortolândia

teatro nas escolas | 28/03/2022

Mais teatro nas escolas de Sumaré

teatro nas escolas | 19/08/2021

Adultos e crianças se encantam com a magia do teatro