Dia Internacional do Riso lembra que o humor também cura

Lei Rouanet | 19/01/2026

Celebrado em 18 de janeiro, o Dia Internacional do Riso nos lembra da importância do sorriso na promoção da saúde e do bem-estar. Essa essência é o que guia, por exemplo, o trabalho desenvolvido pelos Doutores da Alegria, entidade parceira da Direção Cultura, que mantém projeto aprovado em leis de incentivo em nosso portfólio.

Há mais de 34 anos, a ONG atua em hospitais públicos de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, utilizando o humor como instrumento de humanização hospitalar, uma ferramenta capaz de melhorar a qualidade de vida, fortalecer vínculos e humanizar diferentes experiências, inclusive – e especialmente – em ambientes delicados e sensíveis como são os hospitais.

Por meio da atuação de palhaços profissionais especialmente treinados, a entidade leva sorrisos, leveza e momentos de diversão a crianças e adolescentes internados, contribuindo de forma significativa para a experiência de pacientes e familiares.

Ao longo de sua trajetória, os Doutores da Alegria se tornaram referência nacional na área e inspiração para diversas outras iniciativas. O trabalho realizado não gera custos para os hospitais nem para os pacientes e é mantido por meio de patrocínios, doações de empresas e pessoas físicas, além de eventos e parcerias corporativas. No fim do ano passado, a relevância do trabalho da ONG também foi destacada em uma reportagem especial assinada por Giba Smaniotto para o Jornal da Band, que apresentou ao público um pouco da atuação dos Doutores da Alegria (confira aqui).

Para a continuidade de um trabalho desse porte, com previsibilidade e alcance, as leis de incentivo à cultura são fontes de recursos fundamentais. A ONG conta com projetos aprovados na Lei Rouanet, Fundo da Criança e do Adolescente e pode ser apoiada por empresas tributadas pelo regime de lucro real, sem custos adicionais. A equipe da Direção Cultura pode ajudar sua empresa neste processo!

Incentivar esses projetos é uma forma segura e transparente de exercer a responsabilidade social, além de impactar positivamente a vida de crianças e jovens atendidos nos hospitais. Nossa equipe tem todas as ferramentas para te ajudar nessa ação. Entre em contato!

Notícias relacionadas

arte | 20/01/2026

Pesquisa da FGV atualiza os impactos econômicos da Lei Rouanet

arte | 13/01/2026

2025 marca o maior volume histórico de captação da Lei Rouanet

Leis de Incentivo | 17/12/2025

Responsabilidade social: veja qual o prazo final para empresas realizarem aportes em 2025

 
 
Direção Cultura
Privacidade

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.