A cidade de São Paulo conta com um Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac), que é uma lei municipal de incentivo à cultura. Pessoas físicas ou jurídicas que contribuam no município com o ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) ou IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) podem deduzir até 20% do valor devido a cada incidência dos tributos para projetos culturais aprovados no programa.
A prefeitura já lançou o edital do PROMAC 2021, que, este ano, terá orçamento de até R$30 milhões, liberando a inscrição de novos projetos até 31 de maio. A captação de recursos já está liberada para projetos que já têm aprovação. Eles recebem um selo que indica o percentual do aporte que pode receber. Esse valor vai de 70% a 100%, a depender do local de realização das atividades. Projetos em áreas com IDH menor (Índice de Desenvolvimento Humano) são os que podem captar até 100% dos recursos para sua execução.
A Direção Cultura está preparada para apoiar interessados em utilizar o Pro-Mac. Um dos projetos que já pode receber este tipo de patrocínio, que não tem nenhum custo para o apoiador, é voltado para a produção de um livro de receitas criadas e contadas por mulheres e jovens, moradores da Comunidade Vila Praia, na zona sul de São Paulo. A maioria veio de outros estados, e a iniciativa é uma forma de fazer o registro e estimular a preservação dessa cultura local.
O Projeto Sabor das Lembranças é uma realização do Instituto Alinhavando, entidade que tem como norte uma concepção de educação integral, pensando na criação de relações de qualidade com a sociedade. Na sede de São Paulo, há espaço para desenvolvimento de cursos e oficina de costura para apoiar a criação de produtos originais, elaborados a partir do aproveitamento de resíduos que seriam descartados. Fundado em 2005 como uma rádio comunitária, o Instituto Alinhavando está presente também no continente africano, em comunidades de Guiné Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Dica extra!
Quer saber mais sobre o Pro-Mac? Acesse nosso e-book, Manual do Incentivador, clicando aqui. Se preferir, entre em contato conosco para conversarmos melhor.