Dia do cantor: é tempo de celebrar a vida e obra de Beth Carvalho

Beth Carvalho | 27/09/2023

A riqueza cultural da música brasileira e sua diversidade são bem representadas no portfólio da Direção Cultura, que contém inúmeros projetos na área musical aptos a receber apoio de empresas, por meio das diferentes leis de incentivo, sem custos.

Nossa dica para este 27 de setembro, que para muitos é o considerado o Dia do Cantor, é um projeto que envolve cantoras de diferentes gerações, com uma paixão em comum pelo samba e pelo protagonismo feminino.  Trata-se do projeto Bruna Volpi – homenagem a Beth Carvalho, que é uma grande celebração da vida e obra da rainha e madrinha do samba, Beth Carvalho, falecida em 2019, e que tem estreia prevista para o final de outubro.

Concebido com a assessoria de grandes especialistas da música popular brasileira, o show vai reunir canções inesquecíveis como “Andança’, o primeiro grande sucesso de Beth Carvalho,  “As rosas não falam”, de Cartola, “Folhas Secas” e “Vou Festejar”, entre muitos outros. A cantora e compositora carioca com mais de 50 anos de carreira faleceu aos 72 anos, no dia 30 de abril de 2019. Beth gravou inúmeros sucessos e se destacou como intérprete de sambas-enredos em uma época que apenas homens cantavam os temas das escolas de samba. Seu nome também foi enredo por 5 vezes. Em 2009, ganhou o Grammy Latino pelo conjunto de sua extensa e prolífica obra.  E seu título seguinte, “Nosso samba tá na rua” (EMI-2011), foi premiado no ano seguinte com mais um Grammy, esse individual.

“Homenagem a Beth Carvalho” é um projeto da cantora campineira Bruna Volpi, que prevê uma série de shows especiais gratuitos dedicado aos clássicos da sambista e dos compositores descobertos e enaltecidos por Beth durante a carreira.

A seleção do repertório é do renomado jornalista, crítico musical e autor de vários livros sobre a Música Popular Brasileira, Tárik de Souza. Os arranjos são de Rildo Hora, gaitista, violonista, cantor, compositor, arranjador, maestro e importante produtor musical brasileiro. Gravou seu primeiro disco em 1960, e de lá pra cá trabalhou com vários artistas brasileiros, como Martinho da Vila, Luiz Gonzaga, Jair Rodrigues,  Vicente Celestino, Clara Nunes,  entre muitos outros. A produção é de Lenir Boldrin, que acumulou experiência como produtor do programa Sr. Brasil, exibido por muitos anos na TV Cultura.

Com uma carreira longa na MPB, com ênfase no samba, Bruna Volpi também é atriz e educadora Vocal. Começou a estudar música aos oito anos de idade, no Conservatório Carlos Gomes de Campinas, onde se formou em Música Popular – Canto.  No conservatório de Tatuí, estudou canto erudito e MPB/jazz, e cursou ainda dois anos de Licenciatura em Música na UFSCAR. Tem três CDs gravados: “Bruna Volpi”, de 2013, com canções inéditas; a coletânea de sambas “Noutra Roda de Samba”, em 2016, e “Contrariando a Regra”, em 2018, também dedicado ao samba.

A série de apresentações começa no mês de outubro, e o projeto segue aberto para captação no ProAc. O uso das leis de incentivo não tem custos extras para as empresas, que podem, com facilidade e transparência, apoiar a cultura, a música e a história de grandes ícones da memória brasileira.

Entre em contato com nossa equipe para conhecer mais detalhes do projeto.

Notícias relacionadas

Dominguinhos | 16/04/2024

Vozes que encantam

proac | 07/03/2024

Bruna Volpi canta Beth Carvalho

Bruna Volpi | 01/11/2023

Bruna Volpi estreia homenagem a Beth Carvalho no dia 10 de novembro em Piracicaba