15 de março: Dia Internacional do Circo e Dia Nacional da Escola

dia do circo | 15/03/2024

Embora distintos, o Dia Internacional do Circo e o Dia Nacional da Escola, celebrados em 15 de março, nos fazem pensar em elementos fundamentais para o aprendizado e o desenvolvimento das crianças: alegria, criatividade, encantamento. 

O universo mágico do circo, tradição que envolve artistas com os mais diversos talentos, é o destaque do projeto liderado pelo Circo Zanni. Fundado em 2004 por um grupo de artistas circenses, incluindo o saudoso ator Domingos Montagner, o Circo Zanni resgata a importância das artes circenses nos centros urbanos. Em 2019, inaugurou sua primeira sede permanente na cidade de Cotia, São Paulo, onde realiza, além dos espetáculos com ingressos populares, atividades formativas de introdução às técnicas circenses.

Como equipamento cultural multidisciplinar, o Circo Zanni tem projeto aprovado nas leis de incentivo e faz parte do portfólio de projetos da Direção Cultura, assim como o projeto Ernst Mahle e a Escola de Música de Piracicaba, que destacamos como exemplo para celebrar o Dia da Escola.

O projeto prevê a produção de um documentário em média-metragem, incluindo exibições gratuitas e distribuição do filme para escolas públicas e bibliotecas. Alemão radicado no Brasil, Ernst Mahle fundou com sua esposa a Escola de Música de Piracicaba e formou muitos músicos que, pouco a pouco, começaram a despontar pelo país e até pelo exterior. A ideia do documentário é jogar luz sobre esse legado, um trabalho educativo de grande relevância, num modelo pedagógico que pode ser replicado e servir de exemplo para outras localidades.

Que tal conhecer os detalhes destes projetos? Sua empresa pode fazer a diferença apoiando projetos ligados à cultura e educação sem custos, através das leis de incentivo.

Fale conosco!

Notícias relacionadas