Em 2025, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas celebra cinco décadas de uma trajetória marcada pela formação de novos talentos, pelo estímulo à criação autoral e pela valorização da linguagem da animação como expressão artística e pedagógica.
Reconhecido como um dos mais longevos centros de produção, ensino e pesquisa de animação do Brasil e do mundo, o Núcleo preparou uma agenda de eventos gratuitos para marcar as comemorações pelos 50 anos. Em Campinas, as atividades acontecem na Unicamp e no CCLA – Centro de Ciências, Letras e Artes, entre os dias 24 e 26 de abril.
Antecipando as comemorações no Brasil, representantes do Núcleo estiveram em Lisboa para 25ª edição da MONSTRA – Festival de Animação, um dos mais prestigiados do gênero no mundo. Entre os dias 20 e 30 de março, o festival dedicou uma homenagem especial ao grupo, reconhecendo sua contribuição histórica para a animação brasileira e latino-americana, com exibição de filmes e mesas de debate. A passagem do Núcleo por Lisboa incluiu ainda a realização de oficinas, que é uma marca registrada da filosofia do Núcleo: a animação como uma forma de expressão do traço único de cada um, acessível a qualquer pessoa, seja criança, jovem ou adulto.
Em seus 50 anos, o Núcleo já realizou mais de 2500 oficinas, que já passaram por diversas regiões do Brasil e do exterior, incluindo atividades com comunidades indígenas, quilombolas, e com pessoas com deficiência. Em parceria com a Direção Cultura, há vários anos o Núcleo visita escolas públicas para desenvolver oficinas com os estudantes, através do Projeto Curtas de Animação. Ele visa estimular a produção nacional do cinema de animação, promover o envolvimento dos adolescentes, que serão os verdadeiros criadores do produto final e tem aprovação em leis de incentivo, para receber apoio de empresas engajadas em apoiar iniciativas que favoreçam uma Educação de Qualidade (ODS 4), bem como a Arte, Cultura e Comunicação (ODS 19).
Confira aqui a programação completa dos 50 Anos do Núcleo.
Entre em contato com nossa equipe para saber mais sobre os projetos aprovados em leis de incentivo.