Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
Dia 16 de abril é o Dia Mundial da Voz, data que estimula uma série de ações voltadas aos cuidados com a saúde vocal, mas que nos lembra da diversidade e da beleza de tantas vozes que marcam a cultura brasileira.
A cidade de Lavras/MG ganhou fama com a trajetória das Meninas Cantoras de Lavras, coro com regência do maestro José Maciel que, em 15 anos de existência, já recebeu mais de 400 garotas para vivenciar a arte musical.
Sem dúvida, uma das vozes femininas mais marcantes do samba foi da cantora e compositora carioca Beth Carvalho, que faleceu aos 72 anos em 2019, com mais de 50 anos de uma carreira de grandes sucessos. Ela é uma das homenageadas do projeto “Bruna Volpi – homenagem às divas do samba”, que tem Bruna Volpi no palco, em show dedicado a mulheres que construíram legado nesse gênero musical.
Outra voz inconfundível da música brasileira é de Dominguinhos (1941-2013), que também deixou um importante legado como instrumentista e compositor. A trajetória do artista é contada no espetáculo teatral musical “Dominguinhos – Isso aqui tá bom demais”. Partindo de suas canções, a obra costura cada momento importante de sua vida, contada e cantada pelo próprio personagem, que se observa e narra da infância aos últimos momentos.
Os exemplos acima são parte do portfólio de projetos aprovados da Direção Cultura na área musical. Para conhecer mais detalhes – destes e de outros projetos, entre em contato com nossa equipe.