18 de maio: Dia Internacional dos Museus

| 18/05/2021

Os museus são espaços fundamentais para preservação e promoção do patrimônio brasileiro, importantes não só como espaços culturais, mas também como espaços de pesquisa, de apreciação, estudo, reflexão.

No dia em que comemoramos o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, lembramos que sua empresa pode apoiar o desenvolvimento de programação e manutenção de atividades em diversos museus.

Conheça alguns projetos ligados a museus que fazem parte do portfólio da Direção Cultura:

  •         O Museu do Futebol, em São Paulo, conta a história dessa modalidade que nasceu na Inglaterra e ganhou novos traços em terras brasileiras.  Além disso, o museu lançou o projeto “Revivendo Memórias #EmCasa”, em que os educadores estão disponíveis para conversarem com idosos por telefone ou vídeo-chamada.
  • O Museu da Casa Brasileira (MCB), localizado no Jardim Paulistano, em São Paulo/SP, revela as peculiaridades da morada brasileira sob o olhar da arquitetura e design. O MCB adaptou seu conteúdo para o ambiente digital, disponibilizando diversos materiais em sua campanha #MCBemcasa e na plataforma #CulturaEmCasa
  • O Museu da Imagem e do Som (MIS) do Estado de São Paulo, inaugurado em 1970, possui um acervo com mais de 200 mil itens como fotografias, vídeos, filmes e cartazes. O museu também oferece uma visita virtual às exposições e ao acervo
  • Inaugurado em 2006, o Museu da Língua Portuguesa, no momento, está fechado para reconstrução, mas com previsão de reabertura ainda este ano. Por enquanto, no site, há bastante material à disposição, como cadernos educativos sobre exposições temporárias que já aconteceram no espaço, e uma área de biblioteca, com artigos e textos sobre língua e linguagem.
  •  Localizado na Avenida Paulista, símbolo da cidade de São Paulo, o Museu Casa das Rosas conta com o projeto Compondo Memórias, para alunos de escolas públicas (municipal e estadual), escolas privadas e de capacitação profissional para zeladoria do patrimônio histórico, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.
  • Localizado em Brodowski/SP, o Museu Casa de Portinari oferece um tour virtual, que possibilita conhecer a antiga residência onde o artista experimentou uma série de pinturas murais. 

Notícias relacionadas