Dica cultural: Semana Nacional dos Museus começa no dia 17 com atrações virtuais

Museus | 12/05/2021

No dia 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus.  Esta data foi escolhida em 1977, por meio de uma iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM), organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Para celebrar esta data, acontece a 19ª Semana Nacional dos Museus, entre os dias 17 a 23 de maio. Pelo segundo ano, em razão da pandemia do coronavírus, as ações se concentram no ambiente virtual. A pandemia também  mobiliza o ICOM Brasil na campanha  #MuseusPelaVida, que busca reforçar a causa da prevenção e da imunização, fundamentais para o controle do vírus, único caminho para a retomada segura e plena das atividades culturais.

Os museus são espaços fundamentais para preservação e promoção do patrimônio brasileiro e há diversas formas da iniciativa privada contribuir. Uma delas, por exemplo, é apoiar seus planos anuais, o que pode ser realizado através de leis de incentivo.

A  Direção Cultura tem em seu portfólio vários projetos que podem ser desenvolvidos junto a diversos museus. Selecionamos alguns deles, e mostramos como eles estão se preparando para a Semana Nacional dos Museus de 2021:

  • O Museu do Futebol, nos dias 18 e 22, promove a ação educativa “Museu de mim”, uma atividade lúdica e poética que propõe criar com os participantes uma coleção contando a trajetória de cada um. No dia 20, acontece a mesa redonda com o tema “Reimaginando o futuro: a causa antirracista no Museu do Futebol”. Saiba como participar.
  •  Entre os dias 17 e 23, o Museu da Casa Brasileira (MCB) promove três exposições: “Exposição Remanescentes da Mata Atlântica”, “Vitrine – Utensílios da Cozinha Brasileira” e “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado”. E no dia 22, tem uma oficina de Oficina de desenho, com inscrições no site da MCB.
  •  O museu paulistano Casa das Rosas promove do dia 7 ao 28 o curso “Imigração e Literaturas Africanas: tensões culturais e identitárias em novas fronteiras”. O Nordeste brasileiro também é destaque nas mesas redondas “Voltas do Voltar e o Sertão: letras com que o forró se escreve”, sobre Luiz Gonzaga no dia 18 e Jackson do Pandeiro e o Forró da Mistura, no dia 20. Confira mais detalhes no site.
  • Nossa última dica vem da Casa Portinari, que promove no dia 18 um encontro virtual entre os colaboradores dos setores técnicos da instituição para discutir o tema “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”. No dia seguinte, às 20h, tem uma palestra sobre o mesmo tema. Acesse o site para mais informações.

Notícias relacionadas