Projetos para comemorar o Dia do Artista de Teatro

teatro infantil | 21/08/2023

No Brasil, as apresentações teatrais têm raízes que remontam ao século XVI, marcadas por encenações de temas religiosos. Com a chegada da família real portuguesa em 1808, os primeiros teatros começaram a surgir em território brasileiro. Em 1978 veio a lei  que criava as profissões de artista e técnico de teatro, estabelecendo o como Dia do Artista de Teatro o 19 de agosto.

Essa data honra não somente as figuras que sobem aos palcos, mas todos os profissionais envolvidos na produção, muitos deles atuando por trás das cortinas, longe dos olhos do público, mas cuja função é vital para realização plena de um espetáculo.

O portfólio de projetos aprovados nas leis de incentivo pela Direção de Cultura na esfera das artes cênicas é bastante substancial e nossa seleção de hoje destaca produções voltadas ao público infantil:

  • O projeto Reciclando a Cena tem à frente o Grupo Último Tipo, que completa 35 anos em 2023. Focado no teatro infantil, o projeto envolve espetáculos que misturam música e teatro de forma inusitada e poética, com materiais de cena, cenário e figurinos inteiramente elaborados com materiais reciclados, prezando pelo reaproveitamento e dando exemplo de conscientização ambiental.
  • Cia. No Mundo da Lua, fundada em 1990 pelos atores Valdo Matos e Renata Mucci, nasceu com objetivo de pesquisa, produção e apresentação de espetáculos teatrais. Seu projeto Teatro Itinerante pretende levar o repertório do grupo em sessões gratuitas por escolas, teatros e auditórios.
  • Companhia Furunfunfum, criada em 1992, traz irreverência e uso de diferentes linguagens em suas criações, unindo de forma especial e característica a música, presente em todos os seus trabalhos. O grupo desenvolve um importante trabalho pedagógico voltado à formação de professores e às possibilidades de aproximação da arte teatral ao cotidiano de crianças e adultos.

Entre em contato para conversar com nossa equipe e conhecer em detalhes os projetos.  O uso das leis de incentivo não traz custos para a empresa e, portanto, é uma forma bastante vantajosa para ampliar suas ações de responsabilidade social, apoiar a arte do teatro e contribuir para ampliar o repertório cultural do público infantil.

Notícias relacionadas