No dia 25 de outubro (sábado), os corais das Oficinas Culturais de Campo Limpo e o coral adulto do projeto Oficinas de Música Caipira participam, pela primeira vez, do Festival de Corais da Associação Sabesp, em Campos do Jordão (SP). As apresentações acontecem no Auditório Cláudio Santoro, localizado na Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1800, Alto da Boa Vista, em horários diferentes ao longo do dia.
Na parte da manhã, às 11h, o coral adulto do Projeto Oficinas de Música Caipira sobe ao palco acompanhado por João Paulo Amaral (viola caipira) e Ricardo Matsuda (violão), sob a regência de Jairo Silveira. O grupo apresenta um repertório dedicado à música caipira, com clássicos como Cálix Bento, de Tavinho Moura, inspirada nas folias de Santos Reis; Romaria, de Renato Teixeira, homenagem aos devotos de Nossa Senhora Aparecida; Tocando em Frente, parceria de Almir Sater e Renato Teixeira; e o inesquecível Luar do Sertão. Também estão no programa Chalana, de Mário Zan e Arlindo Pinto; Desenredo, de Dori Caymmi; e Lá no Pé da Serra, sucesso de Sérgio Reis, entre outras canções que marcaram o cancioneiro popular.
À tarde, a partir das 15h, é a vez dos corais infantil, juvenil e adulto das Oficinas Culturais de Campo Limpo Paulista. O coral juvenil, regido por Otávio Piola, reúne 20 jovens cantores e apresenta um repertório que vai de Firework, de Katy Perry, a clássicos brasileiros como Exagerado, de Cazuza, e Resposta, de Samuel Rosa.
O coral infantil, sob a regência de Débora Lorenti Lupianhe, conta com 35 crianças que prometem encantar o público com cantigas tradicionais como Tumbai Tumbai, Escravos de Jó e Carimbó, em versões leves e interativas que resgatam o folclore e a cultura popular. Já o coral adulto, regido por Marco Antônio de Almeida Cunha, apresenta um repertório inspirado nos ciclos da vida, com início, fim e renascimento, tendo o amor como fio condutor das diferentes fases e transformações que marcam a experiência humana.
Oficinas de Música Caipira
O projeto Oficinas de Música Caipira nasceu em 2017 e oferece aulas gratuitas de viola caipira, violão, musicalização e canto coral na Escola Estadual Francisco Barreto Leme, no distrito rural de Joaquim Egídio, em Campinas.
As aulas de viola caipira, violão e musicalização acontecem no contraturno das aulas e são voltadas exclusivamente para alunos da escola. O coral adulto atualmente conta com mais de 30 integrantes e é aberto para participação de qualquer interessado, sem necessidade de experiência prévia com música.
A iniciativa é da Kalithéa, empresa do mesmo grupo da Direção Cultura, que há 25 anos atua com projetos culturais, sociais e esportivos, especializada principalmente no uso das leis de incentivo. O patrocínio é da Aviagen, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em 2025, são mais de 100 beneficiados diretamente pelo projeto, entre os membros do coral e os estudantes.
Oficinas Culturais de Campo Limpo
O projeto Oficinas Culturais, realizado pela Kalithéa, empresa ligada à Direção Cultura, oferece gratuitamente diversas atividades na cidade, com patrocínio da thyssenkrupp, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do SESI Campo Limpo Paulista, onde acontecem as aulas de canto coral.
Sob a regência de Marco Antônio de Almeida Cunha, o coral adulto nasceu em 1993 como parte das atividades do Centro Cultural de Campo Limpo Paulista. Em 2002, veio o coral infantojuvenil, criado pela regente Silmara Drezza, que envolve orientações de técnica vocal e expressão corporal. Em 2022, o coral foi desmembrado em dois grupos, distribuídos por diferentes faixas etárias. O coral infantil, reunindo alunos de 7 a 12 anos, está sob regência de Débora Lorenti Lupianhe. O coral juvenil tem regência de Otavio Piola, reunindo os adolescentes do projeto. A participação nos corais é gratuita, para qualquer interessado. Os ensaios acontecem no SESI Campo Limpo, às quartas-feiras.
As Oficinas Culturais em Campo Limpo envolvem também aulas de dança e capoeira, realizadas em escolas públicas da cidade, exclusivas para alunos, e contemplam também aulas de teatro, representadas pelo Grupão Especial – Cia. de Arte e Teatro Inclusivo.
Para seguir as novidades das Oficinas Culturais, basta acompanhar a página no Facebook: https://www.facebook.com/projetooficinasculturais e também o canal no Instagram (@projetooficinasculturais).
Serviço:
XIV Festival da Associação Sabesp
Data: 25/10/2025 (sábado)
Endereço: Auditório Cláudio Santoro – Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1800, Alto da Boa Vista – Campos do Jordão/SP
Entrada: Franca
Horários:
11h – Coral adulto do Projeto Oficinas de Música Caipira
15h – Corais infantil, juvenil e adulto do Projeto Oficinas Culturais