Projetos culturais para celebrar o Dia Nacional do Escritor

| 25/07/2022

O Dia Nacional do Escritor surgiu por meio de uma portaria, assinada em 23 de julho de 1960, pelo então ministro da Educação e Cultura, Pedro Paulo Penido (1904-1967). A escolha do dia 25 de julho para a comemoração ocorreu porque, naquele ano, nessa data, seria realizado o I Festival do Escritor Brasileiro, no Rio de Janeiro, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE), cujo vice-presidente era o escritor Jorge Amado (1912-2001).

De lá para cá, este é um dia para celebrar a leitura, os livros e especialmente seus autores.

Nesse contexto de celebração, trazemos alguns projetos focados na literatura, que podem ser patrocinados sem custos pelas empresas, por meio das leis de incentivo à cultura,  e fazem parte do portfólio da Direção Cultura:

Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo: Os museus são orientados pelas áreas de atuação de seus patronos, importantes personagens do universo literário paulistano e com relevante projeção nacional e internacional. Em 2022, a Rede traz a MEMÓRIA como fio condutor de toda a sua programação. Dedicado à literatura, poesia e cultura, a Casa das Rosas abriga o acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos e abriga o Centro de Apoio ao Escritor. A casa onde viveu o poeta e tradutor paulista Guilherme de Almeida virou o museu Casa Guilherme de Almeida, que tem no acervo obras de importantes artistas do modernismo brasileiro. Um dos principais mentores do modernismo, Mário de Andrade ganhou museu específico, no endereço em que era sua antiga casa, que, além de reunir objetos e documentos sobre a sua trajetória, tem uma programação voltada a questões de patrimônio cultural e tradições populares brasileiras. É possível patrocinar a Rede de Museus-Casas utilizando a Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Tarrafa Literária: Considerado um dos maiores festivais de literatura do Estado de São Paulo, a Tarrafa reúne grandes nomes nacionais e internacionais da literatura, na cidade de Santos/SP

 

 

 

 

 

 

Entre os projetos ligados à escrita, alguns são focados na produção de livros

 

Faces da Inclusão projeto ligado ao o Instituto Olga Kos (IOK) prevê a produção de um livro de arte sobre a trajetória artística do retratista brasileiro Bob Wolfenson.

 

Expedição Tapajós contempla a criação de um livro da Expedição Barco da Saúde, na Região Amazônica, documentada em fotografias pelo artista O Barco da Saúde 2018/2019 foi uma iniciativa humanitária dos alunos da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, de Campinas, interior de São Paulo, realizada em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA e Prefeitura Municipal de Santarém, Pará.

 

Entre em contato com nossa equipe para conhecer mais detalhes sobre estes e outros projetos, para que sua empresa também seja apoiadora da literatura e dos escritores brasileiros.

Notícias relacionadas