Projetos culturais para celebrar o Dia Mundial das ONGs

ONG's | 27/02/2024

No dia 27 de fevereiro, comemoramos o Dia Mundial das ONGs (Organizações Não-Governamentais), ou OSC (Organização da Sociedade Civil), expressão adotada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A data foi instituída em 2014, numa iniciativa global de celebrar as organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. Assim como em todo mundo, no Brasil, estas entidades desempenham papel importante, em causas diversas, mas sempre muito alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável formulados pela ONU, em sua Agenda 2030.

A parceria entre as ONGs e a iniciativa privada pode ser uma fonte de recursos importante para ampliação de trabalhos socioculturais e esportivos desenvolvidos por essas entidades, e as empresas podem dar uma contribuição relevante, sem custos, de maneira transparente e responsável, usando as diferentes leis de incentivo.

Veja alguns exemplos de projetos que estão no portfólio da Direção Cultura, aptos para captação:

  • Clube Quixote: Projeto Quixote se dedica a promover ações culturais diversas para crianças, adolescentes e público geral da cidade de São Paulo, visando o desenvolvimento pessoal e ampliação dos repertórios culturais, formação de plateia e a vivência artística dos participantes, promovendo a democratização do acesso à cultura para um público em situação de risco e vulnerabilidade social. São oficinas de teatro, grafiti, capoeira e música, além de uma intensa programação cultural
  • Despertar das Artes: Em Sumaré/SP, o projeto “Despertar das Artes – Dança e Circo em Sumaré“, ligado à Sociedade Humana Despertar (SHD)  promove oficinas de circo e dança, atingindo público local de baixa oportunidade social e usando a arte para promover a cultura de respeito aos direitos da criança e do adolescente. 
  • Casa das Artes de Itapira: A associação tem como objetivo difundir, fomentar e preservar a cultura em geral por meio de aulas de música, teatro, saraus, exposições, oficinas e recitais, atendendo anualmente cerca de 300 alunos, além de abrigar grupos independentes. 
  • Instituto Criar: Dedicado à valorização da cultura cinematográfica, o Instituto Criar, em São Paulo/SP, promove o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do audiovisual. A capacitação envolve diversas áreas, como cenografia, figurino, fotografia e produção.
  • Griots: A Associação Griots – Os Contadores de Histórias leva voluntários para dentro de hospitais para contação de histórias, usando a literatura como forma de humanização do ambiente hospitalar.

Quer saber mais sobre estes projetos, ou conhecer outras possibilidades de apoiar projetos desenvolvidos por ONGs e entidades sem fins lucrativos? 

Basta entrar em contato com nossa equipe e vamos conversar!

Lembre-se que o uso das leis de incentivo é uma oportunidade para apoiar iniciativas como essas, sem custos, de forma transparente e direcionada. 

Notícias relacionadas

ONG | 31/05/2023

Doações individuais ainda são maior fonte de recursos para as Organizações Sem Fins Lucrativos