Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
O Dia do Cinema Brasileiro, celebrado em 19 de junho, faz referência às primeiras imagens em movimento registradas em território nacional: a entrada da Baía de Guanabara pelo ítalo-brasileiro Afonso Segreto, em 19 de junho de 1898. Há quem celebre a data em 05 de novembro, dia no qual a primeira exibição cinematográfica pública foi promovida no país, em 1896, também aniversário do cineasta Paulo Cesar Saraceni e data da morte do cineasta Humberto Mauro.
Nesse contexto de comemoração, trazemos alguns projetos que valorizam a cultura cinematográfica e que podem ser patrocinados sem custos pelas empresas, por meio das leis de incentivo à cultura.
O Promac – Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais pode ser utilizado por empresas e até pessoas físicas que sejam contribuintes do ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) e do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) na capital paulista. Alguns dos projetos do portfólio da Direção Cultura são “Todo Mundo Faz”, série para adolescentes que aborda questões sobre desenvolvimento psicossocial e biológico da mulher, e “Além da Janela”, iniciativa do Instituto Olga Kos que tem como objetivo incluir pessoas com e sem deficiência e em situação de vulnerabilidade social, por meio de oficinas de Fotografia e Vídeo.
Também há projetos que podem ser apoiados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), como os documentários:
Comida: que faz uma reflexão com finalidade educativa sobre economia, cultura, sociedade de consumo e desperdício
Ernst Mahle e a Escola de Música de Piracicaba: sobre o Maestro alemão radicado no Brasil, Ernst Mahle, e a Escola de Música de Piracicaba (SP), fundada por ele.
Perto Demais: é um projeto sem fins lucrativos que envolve um documentário e série de iniciativas para trabalhar a importância de conviver com a diversidade e promover a autoaceitação, valorizando a multiplicidade de beleza de estereótipos distintos do país.
Promover democratização do acesso ao cinema, realizar oficinas itinerantes de cinema de animação em escolas públicas, promover o desenvolvimento profissional e sociocultural de jovens por meio do audiovisual são alguns dos objetivos de projetos que completam nosso amplo portfólio.
Entre em contato com nossa equipe para conhecer mais detalhes, para que sua empresa também seja apoiadora do cinema brasileiro.