Projeto Oficinas Culturais em Socorro levou à cidade experiência musical especial sobre música caipira

| 28/06/2023

A Escola Estadual Narciso Pieroni, em Socorro/SP, é a sede do projeto Oficinas Culturais na cidade, que oferece gratuitamente aos alunos da escola, no contraturno escolar, aulas de artes circenses e canto coral.

O dia 16 de junho, porém, foi um dia bem diferente por lá. Todos os alunos do Ensino Fundamental II, mesmo os que não frequentam as oficinas, foram convidados a vivenciar uma enriquecedora experiência musical, com o renomado violeiro e pesquisador João Paulo Amaral.

A ação formativa, uma contrapartida social do projeto, aconteceu no Centro Cultural de Socorro, bem próximo à escola. A conversa musical foi recheada de informações histórias, tendo a viola caipira como tema principal do evento, instrumento emblemático da música interiorana brasileira desde a chegada dos colonizadores portugueses no século XVI até os dias atuais. João Paulo Amaral compartilhou seu profundo conhecimento sobre a origem da viola em Portugal, sua introdução no Brasil pelos padres jesuítas e bandeirantes, e traçou um panorama histórico das fases e influências da música caipira/sertaneja.

Permeado por histórias e ‘causos’, o violeiro ilustrou a importância dos principais personagens e músicas que moldaram o cenário musical caipira ao longo dos anos, desde a primeira gravação em 1930 até as últimas décadas.

Regada a muita música e animação, essa interação proporcionou um ambiente de aprendizado dinâmico, diferente e enriquecedor para os estudantes, aproximando-os ainda mais da cultura popular brasileira.

“Foi maravilhoso! Ficamos lisonjeados por nossa escola ser contemplada pelo projeto Oficinas Culturais e receber a apresentação deste show, que deu a oportunidade a nossos alunos de estar em contato com a cultura histórica ‘cantada’ com tanto profissionalismo pelo João Paulo Amaral. Desejamos que outros momentos como esse se repitam”, declarou Rita Aparecida de Souza, coordenadora de gestão pedagógica geral do Ensino Fundamental II da escola.

Confira alguns momentos desse dia, registrados por Milena Almeida

 

O projeto Oficinas Culturais, desenvolvido pela Direção Cultura, já beneficiou mais de 15 mil pessoas, proporcionando aulas e oficinas em diversas modalidades e municípios pelo Brasil.

Sobre João Paulo Amaral

Completando 22 anos de carreira dedicados à viola brasileira de dez cordas (viola caipira), com experiência nacional e em palcos de Portugal, Espanha, México, Inglaterra e Estados Unidos, o músico, pesquisador e compositor João Paulo Amaral se destaca por propor novos caminhos musicais para esse instrumento centenário. Amaral é reconhecido como um dos principais violeiros de sua geração. Natural de Mogi das Cruzes-SP, teve seus primeiros contatos com a música caipira na infância, ao acompanhar seu pai em cantorias. Graduado e pós-graduado pela Unicamp com  mestrado em música sobre viola no país (sobre Tião Carreiro), é professor da EMESP Tom Jobim e idealizador do Festival Viola da Terra. Além da carreira solo, é integrante do Conversa Ribeira, diretor/regente da Orquestra Filarmônica de Violas e professor e diretor artístico do projeto Oficinas de Música Caipira, também desenvolvido pela Direção Cultura.

Notícias relacionadas