Projeto Oficinas Culturais em Hortolândia convida para evento de capoeira no dia 24

| 20/09/2022

O projeto Oficinas Culturais, que oferece aulas gratuitas de capoeira para alunos de duas escolas públicas de Hortolândia (SP), vai realizar no sábado, dia 24 de setembro, um evento especial, aberto e gratuito. 

Às 10h, na E.E. Maria Cristina de Souza Lobo, tem o Batismo Capoeira – Primeiro Cordão. Às 13h30, na EMEF Dayla Cristina de Souza Amorim, acontece a troca de cordões e formatura dos alunos. Ao todo, são cerca de 50 alunos envolvidos.

Reconhecida em todo país como um patrimônio cultural imaterial brasileiro, a capoeira permite envolver as crianças e os jovens em exercícios de alongamento, flexibilidade e equilíbrio, entre outros. Em Hortolândia, as aulas são ministradas pelo Mestre Zenaldo, e buscam estimular também o desenvolvimento interpessoal, disciplina e musicalidade.

A troca de cordão é uma cerimônia em que os estudantes recebem dos mestres a sua graduação pelo desempenho, disciplina e aplicação nas aulas, e as cores das cordas indicam em que nível o capoeirista está. O batismo marca o momento em que novos praticantes recebem seu primeiro cordão. 

O projeto Oficinas Culturais oferece oficinas e apresentações gratuitas de teatro, dança, capoeira, circo e música, em diversas cidades. 

As Oficinas Culturais em Hortolândia acontecem graças ao patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto é uma idealização da Kalithéa, empresa do mesmo grupo da Direção Cultura.

Sobre a ArcelorMittal Gonvarri Brasil

Constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal, maior fabricante de aço e uma das principais produtoras de minério de ferro do mundo, e a Gonvarri Steel Services, empresa líder global na transformação de aço e alumínio no mundo.

Notícias relacionadas