Projeto Curtas de Animação: retrospectiva e planos futuros

curtas de animação | 22/01/2025

No mundo da animação, o dia 22 de janeiro é um marco. Nesta data, em 1917, aconteceu o lançamento do primeiro curta-metragem de animação brasileira. O filme era Kaiser, de Álvaro Martins (1891-1949), cartunista mais conhecido como Seth, e a exibição aconteceu no Rio de Janeiro.

Neste dia nacional da animação, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas dá a largada para a comemoração dos seus 50 anos de atividade, uma conquista que será celebrada ao longo de todo ano com exibições especiais, exposição e muitas oficinas abertas e gratuitas, que são uma marca registrada do trabalho do Núcleo, que tem uma didática própria que prioriza a autenticidade do animador. 

Em parceria com a Direção Cultura, o Núcleo tem mantido uma programação intensa de oficinas em escolas públicas e entidades do terceiro setor, viabilizadas pelo projeto “Curtas de Animação”. No ano passado, ele circulou por Hortolândia, Campinas, Mogi Guaçu e Valinhos. Em cada oficina, um grupo de crianças e adolescentes produziu um curta-metragem de animação de autoria coletiva, que permanecem disponíveis no canal do YouTube do Núcleo, fundado e dirigido pelos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi.

As atividades em Hortolândia contaram com patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri Brasil, através da Lei Rouanet. O patrocínio da Rede de Supermercados Pague Menos, pelo ProAC-ICMS, viabilizou as oficinas em Campinas, Mogi Guaçu e Valinhos. 

Hortolândia

Em Hortolândia, o projeto promoveu oficinas nas Escolas Estaduais Jardim Aline e Professora Maria Cristina de Souza Lobo, resultando nos curtas “O Bullying Mata”, “A História de Dandara” e “A Triste História de João”. As sessões de estreia, realizadas nas próprias escolas, foram gratuitas e celebraram o trabalho dos estudantes, que participaram de todas as etapas da produção, da elaboração do roteiro à criação da trilha sonora.

Campinas 

Em Campinas, o projeto passou pela Escola Estadual Tenista Maria Esther Andion Bueno e pela Escola Municipal Dr. João Alves dos Santos, onde foram realizados curtas como “Bailarina das Quadras” e “Tudo Que Vai Volta”. 

Valinhos

Em Valinhos, o Núcleo atuou na EMEB Edina Aparecida Bampa da Fonseca e no COHCRIC, desenvolvendo curtas como “História por Trás de Edina Bampa” e “O Presente”. Essas iniciativas reforçaram a proposta pedagógica do Núcleo de estimular o estilo único dos participantes, ajudando-os a encontrar sua identidade gráfica própria.

Mogi Guaçu

As oficinas ocorreram na EMEF Antônio Giovani Lanzi, em Mogi Guaçu, e a estreia dos filmes “A queda” e “A história do rio Guaçu” foi no Centro Cultural Municipal.

Disponível no YouTube

Todos os filmes produzidos estão agora no canal do YouTube do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, incluindo os making of’s. A iniciativa permite que um público ainda maior aprecie o trabalho de centenas de estudantes que participaram do projeto, celebrando a criatividade e o potencial do cinema de animação brasileiro.

Acesse a Playlist CURTAS DE ANIMAÇÃO aqui!

Notícias relacionadas

curtas de animação | 26/11/2024

Curtas de Animação exibe filmes produzidos por estudantes de Hortolândia

curtas de animação | 14/10/2024

Projeto “Curtas de Animação” exibe novo curta-metragem em Valinhos

curtas de animação | 21/08/2024

Escola pública de Hortolândia recebe projeto Curtas de Animação