Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
Abrindo a temporada de 2025 do projeto “Curtas de Animação”, a equipe do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas esteve na Escola Estadual Jardim Aline, em Hortolândia, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, para realizar uma oficina de animação com um grupo de estudantes da escola.
A iniciativa, que há várias edições promove atividades em escolas públicas e entidades do terceiro setor, proporciona aos participantes uma experiência imersiva no universo da animação. Durante a oficina, 18 estudantes tiveram a oportunidade de criar um curta-metragem de autoria coletiva, orientados pelos fundadores e animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi. Ao longo do processo, os alunos passaram por todas as etapas da produção de um filme animado, incluindo desenvolvimento de roteiro, storyboard, trilha sonora e animação em papel.
O resultado desse trabalho coletivo foi o curta-metragem “Um Natal Solidário”, que vai ganhar uma sessão especial e gratuita na escola, no dia 31, às 14h. Essa estreia será a primeira oportunidade para os estudantes assistirem à versão finalizada do filme, que depois ficará disponível no canal do Núcleo de Cinema de Animação no YouTube, em uma playlist dedicada às produções realizadas em escolas de Hortolândia.
O projeto “Curtas de Animação” é realizado em parceria com a Direção Cultura e, em Hortolândia, conta com o patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri Brasil, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sobre a ArcelorMittal Gonvarri Brasil:
A ArcelorMittal Gonvarri Brasil é um centro de serviços de aço, especializado nos processos de decapagem, corte transversal, longitudinal e ferramentado em aços planos de laminação a quente, a frio e revestidos e corte a laser.
Foi constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal e a Gonvarri Industries, e é composta de três centros de serviços que produzem chapas, slitters, blanks e outras peças para aplicações em indústrias dos segmentos automotivo, máquinas e equipamentos, construção, agrícola, eletrodomésticos e embalagem, entre outros. Hortolândia abriga um destes três centros de serviço no Brasil. Os demais ficam em Araucária/PR e Glorinha/RS.
Sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas:
Com direção dos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo comemora em 2025 a impressionante marca de 50 anos de atividade. Além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país e do mundo neste segmento.
Durante o mês de abril, o Núcleo comemora oficialmente seus 50 anos, com uma série de atividades especiais, incluindo exposição, oficinas, sessões de filmes, apresentações musicais e rodas de conversa, no CCLA (Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas), LIS (Laboratório de Imagem e Som da Unicamp), entre outros espaços.