Projeto Curtas de Animação faz mais uma estreia em escola pública de Hortolândia

curtas de animação | 27/08/2025

O projeto cultural Curtas de Animação, realizado pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas em parceria com a Direção Cultura, volta à Escola Estadual Maria Cristina Souza Lobo, no Jardim Nova Europa, em Hortolândia, no próximo dia 29 de agosto. A visita tem objetivo de exibir, em primeira mão, o curta de animação “O Resgate”, produzido por estudantes da escola.

O trabalho é resultado de uma oficina feita com um grupo de estudantes no mês de junho. Ao longo de cinco encontros, os participantes conheceram todas as etapas da produção de um curta animado: criaram o roteiro, o storyboard, ajudaram a produzir a trilha sonora e praticaram a técnica de animação em papel. Agora, eles vão assistir ao filme pronto pela primeira vez, numa sessão especial dentro da escola.

Com patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Curtas de Animação é coordenado pelos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi e já promoveu uma série de oficinas em escolas públicas da cidade. Cada oficina tem cinco encontros e atende grupos de cerca de 15 alunos.

A estreia mais recente foi Dayla, o Filme”, que ocorreu em 14 de agosto. A produção foi realizada por alunos da EMEF Dayla Cristina Souza e o curta, assim como seu making of, estão disponíveis no canal do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, no YouTube, numa playlist especial com outros filmes produzidos por crianças e jovens de Hortolândia (acesse a playlist aqui).

O projeto Curtas de Animação é realizado em parceria com a Direção Cultural e, em Hortolândia, conta com o patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em atividade há várias edições, o Curtas de Animação já atendeu centenas de crianças e adolescentes em escolas públicas e organizações do terceiro setor. 

Sobre a ArcelorMittal Gonvarri Brasil:

A ArcelorMittal Gonvarri Brasil é um centro de serviços de aço, especializado nos processos de decapagem, corte transversal, longitudinal e ferramentado em aços planos de laminação a quente, a frio e revestidos e corte a laser.

Foi constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal e a Gonvarri Industries, e é composta de três centros de serviços que produzem chapas, slitters, blanks e outras peças para aplicações em indústrias dos segmentos automotivo, máquinas e equipamentos, construção, agrícola, eletrodomésticos e embalagem, entre outros. Hortolândia abriga um destes três centros de serviço no Brasil. Os demais ficam em Araucária–PR e Glorinha–RS.

Sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas:

Com direção dos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo completou em 2025 a impressionante marca de 50 anos de atividade. Além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção do país e do mundo neste segmento.

Notícias relacionadas

curtas de animação | 09/10/2025

Curtas de Animação em Hortolândia: alunos da rede pública produzem desenho animado sobre racismo

curtas de animação | 13/08/2025

Mais uma estreia: estudantes de Hortolândia criam curtas animados

curtas de animação | 03/06/2025

Hortolândia recebe novas oficinas do projeto Curtas de Animação

 
 
Direção Cultura
Privacidade

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.