Projeto Clássicos em Cena apresenta ao público de Itapira as riquezas sonoras do oboé brasileiro

clássicos em cena | 12/08/2025

Concerto gratuito, no dia 20 de agosto, tem comentários do Maestro Parcival Módolo

Encerrado o recesso no mês de julho, o projeto Clássicos em Cena retoma sua programação de concertos mensais gratuitos em Itapira e, em agosto, recebe o grupo limeirense Camerata Aberta: Oboé Brasileiro, que se apresenta no dia 20, às 19h, no anfiteatro do Grupo Penha (Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, Jardim Ivete). A entrada é gratuita.

O show instrumental “Em Busca do Oboé Brasileiro: De Bach a Baden” aproxima o público do oboé, instrumento de palheta dupla ainda pouco conhecido, explorando suas diferentes possibilidades sonoras. O repertório traz composições de ícones da música, do erudito Johann Sebastian Bach ao brasileiro Baden Powell, grande parceiro de Vinícius de Moraes, atravessando séculos e estilos para mostrar que as fronteiras entre o erudito e o popular são cada vez mais tênues. A proposta do grupo é destacar o diálogo entre esses universos e valorizar a riqueza da música brasileira em suas múltiplas expressões.

O oboé é a estrela da noite, mas vem acompanhado de um quinteto de músicos, com dois violinos (Ricardo Yeda Rebouças e Aline Cristina Nava Muller), uma viola (Winnie Hansen Leite), um violoncelo (Leonardo Borges) e um violão (Flávio Vasconcelos). Oboísta e arranjador do grupo, Rodrigo Müller também é regente, diretor musical e atualmente é diretor artístico e professor da Escola Livre de Música de Limeira, diretor pedagógico da Casa da Cultura da cidade e diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Limeira.

Como é tradição nos concertos mensais do projeto Clássicos em Cena em Itapira, a noite musical terá a presença do Maestro Parcival Módolo, que conduz as apresentações com comentários, curiosidades, histórias e informações que ajudam o público a apreciar melhor as composições, os instrumentos e o trabalho de cada grupo convidado, sempre de forma leve e bem descontraída.

Professor e regente com carreira internacional, Módolo tem mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles. Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e atualmente é coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, além de atuar regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.

A concepção do projeto Clássicos em Cena, idealizado pelo próprio Módolo em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, tem como ponto central a propagação da música clássica e instrumental de maneira gratuita e acessível ao público em geral. O projeto nasceu no ano 2000, já passou por mais de 15 cidades e se consolida como destaque na agenda cultural de Itapira.

Com patrocínio do Grupo Penha, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em Itapira, o projeto Clássicos em Cena já definiu o calendário do segundo semestre. Além da apresentação do Camerata Aberta: Oboé Brasileiro, marcada para agosto, a programação inclui o Janice Pezoa Sexteto, no dia 24 de setembro, o Septeto Rafael Peregrino, no dia 15 de outubro, e encerra a temporada com o Coral Oficinas de Música Caipira, no dia 26 de novembro.

Grupo Penha

Reconhecido como uma referência na indústria, o Grupo Penha é um dos principais produtores de embalagens de papelão ondulado no Brasil, com 10 unidades distribuídas em quatro estados: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia.

Com 64 anos de expertise, seus 2,3 mil colaboradores se dedicam diariamente a desenvolver soluções de embalagens únicas e sustentáveis que incorporam os mais avançados e personalizados serviços disponíveis no mercado, cultivando parcerias sólidas que transcendem a simples entrega de produtos.

Serviço:

Ministério da Cultura e Grupo Penha apresentam:

Clássicos em Cena em Itapira

Convidado: Camerata Aberta: Oboé Brasileiro

Data: 20 de agosto (4ªf)

Horário: 19h

Entrada Franca

Local: Anfiteatro da Penha – Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete, em Itapira–SP

Mais informações: www.classicosemcena.com.br

Notícias relacionadas

clássicos em cena | 07/10/2025

Clássicos em Cena em Itapira revive a era de ouro do Xilofone no dia 15 de outubro

clássicos em cena | 11/09/2025

Projeto Clássicos em Cena em Itapira faz viagem musical do blues ao jazz no dia 24 de setembro

clássicos em cena | 16/06/2025

Em junho, projeto Clássicos em Cena leva trio Conversa Ribeira para Itapira

 
 
Direção Cultura
Privacidade

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.