ProAC: projetos que enaltecem a arte do teatro

| 29/03/2023

Não é à toa que existem dois dias dedicados ao teatro no mês de março. O Dia Universal, em 21/03 e o Dia Mundial do Teatro, celebrado no dia 27, refletem a sua importância, não somente histórica, afinal, estamos falando de uma arte milenar, mas também para as sociedades, porque teatro é emoção, reflexão, cultura e arte.

O portfólio de projetos aprovados em leis de incentivo da Direção de Cultura na área de artes cênicas é bastante robusto. Desta vez, conheça alguns exemplos que podem receber apoio das empresas através do ProAC/ICMS, sem custos.

  • O espetáculo “Cordel do Amor sem Fim”, de Claudia Barral, sob a direção do premiadoGabriel Vilella, conta a história de três irmãs às margens do Rio São Francisco, e se desenrola em torno da espera interminável da mais nova, que se apaixona por um estrangeiro. A obra também explora um acontecimento fantástico que contagia a todos e os faz viverem na expectativa de que algo mude em suas vidas.
  • O musical “Dominguinhos – Isso aqui tá bom demais” conta a trajetória do artista Dominguinhos e seu legado como instrumentista, compositor e canto. A obra costura cada momento importante de sua vida, contada e cantada pelo próprio personagem, que se observa e narra da infância aos últimos momentos.
  • A Cia. No Mundo da Lua, fundada em 1990 pelos atores Valdo Matos e Renata Mucci, nasceu com objetivo de pesquisa, produção e apresentação de espetáculos teatrais. Seu projeto Teatro Itinerante pretende levar o repertório do grupo em gratuitas por escolas, teatros e auditórios, sempre em apresentações gratuitas.
  • Já a Companhia Furunfunfum, criada em 1992, traz irreverência e uso de diferentes linguagens em suas criações, unindo de forma especial e característica a música, presente em todos os seus trabalhos. O grupo desenvolve um importante trabalho pedagógico voltado à formação de professores e às possibilidades de aproximação da arte teatral ao cotidiano de crianças e adultos.
  • O projeto Reciclando a Cena  tem à frente o Grupo Último Tipo, que completa 35 anos em 2023. Focado no teatro infantil, o projeto envolve espetáculos que misturam música e teatro de forma inusitada e poética, envolvendo materiais de cena, cenário e figurinos inteiramente com materiais reciclados, prezando pelo reaproveitamento e pela conscientização ambiental.

Entre em contato para conversar com nossa equipe e conhecer em detalhes os projetos.  O uso das leis de incentivo não traz custos para a empresa e, portanto, é uma forma bastante vantajosa para ampliar suas ações de responsabilidade social e apoiar a arte do teatro.

Notícias relacionadas