Para lembrar: 12 de agosto é Dia Nacional das Artes
| 14/08/2023
Comemorado no dia 12 de agosto, o Dia Nacional das Artes celebra todas as atividades artísticas, desde 1931, quando foi criado a partir da lei nº 6.533, que regulamentou a profissão de Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões e de 100 outras funções ligadas ao setor.
A escolha pelo 12 de agosto remete à fundação, em 1816, da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, hoje Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, a primeira escola de artes do Brasil, criada pelo Rei D. João VI.
Em homenagem à arte e aos profissionais que a exercem no Brasil, selecionamos alguns projetos aprovados em leis de incentivo, que representam a diversidade de temas e modalidades presente no nosso portfólio.
- Museu da Língua Portuguesa: Reaberto em 2021, após 5 anos de reconstrução devido ao incêndio de 2015, o museu reafirma sua vocação de ser uma casa de educação, que apresenta a língua como uma manifestação cultural viva, rica e em constante construção.
- Instituto do Teatro Brasileiro – ITB: Criado para proteger o registro da história do teatro no país e multiplicar seu alcance, o ITB se norteia por três pilares: a democratização do teatro, a formação dos profissionais e a preservação de memória. Com a missão de formar profissionais para áreas de luz, som, técnicas de palco e produção, o ITB criou o PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas, com cursos inteiramente gratuitos.
- Arte Sacra para Ver e Sentir: A proposta desta exposição do Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP tem curadoria de sua conselheira Mari Marino, e composta por 60 réplicas de peças do seu acervo, que farão itinerância por 4 cidades do Estado de São Paulo.
- Exposição Vozes da Cultura – Maranhão e Pará: Também uma ação itinerante, que pretende mostrar a riqueza da cultura maranhense e paraense, relacionando-a a movimentos de resgate da cultura local e hábitos atuais dos povos desses estados: danças, músicas, artesanato, culinária, festas tradicionais, jogos, vestuário e arte popular.
- Fábricas de Cultura: É um bem-sucedido programa sociocultural que atua em regiões de grande vulnerabilidade juvenil nas periferias se São Paulo, por meio de atividades de formação e difusão cultural, todas gratuitas.
Os projetos aprovados estão aptos a receber patrocínio de empresas através das leis de incentivo à cultura, como Proac-ICMS e Lei Rouanet. Se sua organização também acredita no poder transformador da arte e no encantamento que ela produz, entre em contato com nossa equipe para conversarmos melhor.