Óperas Contemporâneas: encerramento do projeto “Ópera Através dos Tempos”, no dia 19 de abril

ópera | 14/04/2021

O projeto “Ópera Através dos Tempos” se encerra na segunda-feira, dia 19 de abril, com mais uma live, transmitida ao vivo, a partir das 18h30, pelos canais da Direção Cultura no Facebook e no Youtube.

O  Programa de Óperas Contemporâneas, dos séculos XX e XXI, recebe o barítono Johnny França, o baixo-barítono  Pepes do Valle e a soprano Érika Andrade.

Confira AQUI a programação completa e saiba como rever as apresentações anteriores.

Projeto “Ópera Através do Tempo”
De 15 de março a 20 de abril, sempre às segundas-feiras, às 20h
Em março: 15/03, 22/03 e 29/03
Em abril: 05/04, 12/04 e 19/04
Transmissão: Youtube da Direção Cultura e Facebook
Mais informações: comunicacao@direcaocultura.com.br

Programa Ópera nos séculos XX e XXI:

Dia 19/04, às 18h30, com Érika Andrade (soprano), Johnny França (barítono), Pepes do Vale (baixo-barítono) e Chiquinho Costa (piano)
• Gershwin [Porgy and Bess] – Summertime
• Kurt Weill [Street Scene] – Let things be like they always was
• Bernstein [Candide] – Glitter and be gay
• Ronaldo Miranda [O menino e a liberdade] – As garagens dos ventos
• Léhar [Giuditta] – Meine Lippen sie küssen so heiss
• Menotti [The old maid and the thief] – When the air sings of the summer
• Gershwin [Porgy and Bess] – Bess you is my woman now

Conheça os Artistas:

Chiquinho Costa

Pianista e coordenador artístico do projeto ‘Ópera Através dos Tempos’

José Francisco Costa é Bacharel em Música, Mestre em Artes e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como pianista colaborador, especializado no repertório vocal. Foi pianista do Festival Nacional de Canto de Piracicaba-SP entre 2003 e 2007, e do Festival de Música de Londrina-PR, de 2005 a 2013, tendo sido pianista assistente dos mais renomados professores de canto da atualidade. Como pianista ensaiador, auxiliou na preparação de diversos concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. É pianista oficial do Concurso Estímulo para Jovens Cantores Líricos, que tem como objetivo divulgar a obra de Carlos Gomes, diretor artístico da ABAL (Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos) desde 2018 e pianista dos corais “Tênis Clube de Campinas” e “CPQD”.

Pepes do Valle

Baixo-barítono e coordenador artístico do projeto ‘Ópera Através dos Tempos’

Há mais de trinta anos atuando nos principais palcos brasileiros, Pepes do Valle é um dos mais representativos baixo-barítonos do cenário lírico nacional. Com uma respeitável extensão vocal, tem atuação históricas interpretando obras de Rossini, Mozart, Puccini, Wagner, Cimarosa, Verdi, Stravinski, Menotti, Busoni, Bellini , Donizetti, Berg, Strauss, Prokofiev, Janacek, Lehár, Rota. Suas performances de baixo-buffo são hilárias, deixando marcas impagáveis em aproximados 50 títulos com mais de 60 personagens em seu repertório.

 

 

Érika Andrade (soprano) 
Soprano lírico ligeiro, de timbre aveludado, tem seu trabalho principalmente no repertório clássico, bel canto e barroco, além do contemporâneo e da música brasileira. Natural de Guarulhos/SP, a atriz e bacharel em canto lírico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), trabalhou com grandes nomes do cenário musical, como Kathyn Hartgroove (USA), Hanz-Peter Schurz (Alemanha) e Isaac Karabtchevsky. Atuou como solista em óperas como Bastien und Bastienne; Dido e Eneas, Gianni Schicchi, dentre outras. Cantou com as Orquestras Sinfônicas de Campinas, Limeira, Americana, Mogi Guaçu e Orthesp. Em maio de 2011, participou do festival de corais Mundus Cantat, em Sopot – Polônia. De 2012 a 2014, atuou como cantora do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí/SP. Ainda em 2014, participou do programa Prelúdio da TV Cultura com Júlio Medaglia e, no Theatro São Pedro-SP, participou da ópera Ártemis e também foi solista na sua programação anual. Premiada no VIII Concurso Carlos Gomes e detentora da “Medalha do Mérito Cultural Carlos Gomes”, atua como professora e orientadora de técnica vocal, atriz, produtora e dubladora.

 

 

Johnny França (barítono) 

O barítono brasileiro Johnny França é vencedor do 12º e 14º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas e do Concurso de Canto Linus Lerner em San Luis Potosi, México. Formado pela Academia de Ópera do Theatro São Pedro e Ópera Studio EMESP teve sua estreia como Escamilo na ópera “Carmen” de G. Bizet no México e nos Estados Unidos. No Teatro Amazonas, encarnou Michonet em “Adriana Lecouvreur” de F. Cilea e nas Tardes de Ópera do Theatro São Pedro cantou Oniegin em “Yevgeni Onegin” de P. I. Tchaikovsky. No Theatro Municipal de São Paulo, interpretou o Sacerdote em “A Flauta Mágica” sob regência de R. Minczuk. Também já interpretou D. Giovanni na Berlin Opera Academy e no Teatro Pedro II sob regência de Cláudio Cruz. Dentre outras interpretações, estão Marcello na ópera “La Bohéme” de G. Puccini, Einsenstein em “Die Flerdemaus” de J. Strauss, “O Menino e a Liberdade” de Ronaldo Miranda como “Chofer”. Sob regência de L. F. Malheiro, interpretou o Conde em “Le Nozze di Figaro” de W. A. Mozart e D. Ferdinand em “Bodas no Monastério” de Serguei Prokofiev. Tem como orientador vocal Walter Chamun.

 

Tem alguma dúvida? Fale conosco pelo comunicacao@direcaocultura.com.br

Notícias relacionadas

Dia do Cantor lírico | 22/07/2021

Playlist para o Dia do Cantor Lírico

ópera | 09/04/2021

Ópera Francesa e Alemã em live no dia 12 de abril

ópera | 01/04/2021

Ópera através dos tempos: o romantismo italiano de Verdi e Puccini