Ópera Francesa e Alemã em live no dia 12 de abril

ópera | 09/04/2021

O projeto “Ópera Através dos Tempos passa pela França e Alemanha na programação do próximo concerto, marcado para segunda-feira, 12 de abril, às 18h30.

A live, que pode ser conferida ao vivo pelo Youtube e também pelo Facebook  da Direção Cultura, recebe as sopranos Joyce Martins e Tatiana Beffa, e o baixo-barítono Pepes do Valle.

Confira AQUI a programação completa e saiba como rever as apresentações anteriores.

Não perca!

Projeto “Ópera Através do Tempo”
De 15 de março a 20 de abril, sempre às segundas-feiras, às 20h
Em março: 15/03, 22/03 e 29/03
Em abril: 05/04, 12/04 e 19/04
Transmissão: Youtube da Direção Cultura e Facebook
Mais informações: comunicacao@direcaocultura.com.br

Programa Ópera Francesa e Alemã:

Dia 12/04, às 18h30, com Joyce Martins (soprano), Pepes do Vale (baixo-barítono), Tatiana Beffa (soprano) e Chiquinho Costa (piano)
• Massenet [Manon] – Je marche sur tous les chemins… Obeissons
• Delibes [Lakmé] – Air des colchetes
• Wagner [Tannhauser] – O du mein holder Abendstern
• J. Strauss [Die Fledermaus] – Spiel Ich Die Unschuld Vom Lande
• Meyerbeer [Les Huguenots] – O beau pays
• Bizet [Carmen] – Votre toast

Veja pelo facebook: https://www.facebook.com/events/4063930740324851/

Veja pelo Youtube: https://youtu.be/sSGbwqFh-pY

Conheça os Artistas: 

Chiquinho Costa

Pianista e coordenador artístico do projeto ‘Ópera Através dos Tempos’

José Francisco Costa é Bacharel em Música, Mestre em Artes e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como pianista colaborador, especializado no repertório vocal. Foi pianista do Festival Nacional de Canto de Piracicaba-SP entre 2003 e 2007, e do Festival de Música de Londrina-PR, de 2005 a 2013, tendo sido pianista assistente dos mais renomados professores de canto da atualidade. Como pianista ensaiador, auxiliou na preparação de diversos concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. É pianista oficial do Concurso Estímulo para Jovens Cantores Líricos, que tem como objetivo divulgar a obra de Carlos Gomes, diretor artístico da ABAL (Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos) desde 2018 e pianista dos corais “Tênis Clube de Campinas” e “CPQD”.

Pepes do Valle

Baixo-barítono e coordenador artístico do projeto ‘Ópera Através dos Tempos’

Há mais de trinta anos atuando nos principais palcos brasileiros, Pepes do Valle é um dos mais representativos baixo-barítonos do cenário lírico nacional. Com uma respeitável extensão vocal, tem atuação históricas interpretando obras de Rossini, Mozart, Puccini, Wagner, Cimarosa, Verdi, Stravinski, Menotti, Busoni, Bellini , Donizetti, Berg, Strauss, Prokofiev, Janacek, Lehár, Rota. Suas performances de baixo-buffo são hilárias, deixando marcas impagáveis em aproximados 50 títulos com mais de 60 personagens em seu repertório.

 

 

 

Joyce Martins (soprano) 
Intérprete de Carlotta Giudicelli no musical “O Fantasma da Ópera”, em São Paulo, a soprano Joyce Martins debutou nos palcos internacionais no papel de Adina (L’elisir d’amore – G. Donizetti) na cidade de Augusta, Itália. Em sua passagem pela Itália, apresentou-se nas cidades de Modena, Bolonha e Orvieto, com repertório das operas Lucia di Lammermoor e La Traviata. No Teatro Municipal de São Paulo, interpretou Hanna (A Viúva Alegre – F. Leahr) no “Meu 1º Municipal”, fez parte dos solistas da Missa de Leonard Bernstein e foi dopionni no papel de 1ª Dama (Die Zauberflöte – W. A. Mozart). Atuou como Elisetta (Il Matrimonio Segretto – D. Cimarosa) e Dona Mercedes (Colombo – A. Carlos Gomes) no Theatro São Pedro. No Teatro Castro Mendes, em Campinas, foi Contessa di Boissy (Lo Schiavo – Carlos Gomes) e na Sala Mário de Andrade, na Praça das Artes, em São Paulo, foi Bastienne (Bastiaen und Bastienne – W. A. Mozart). Dentre suas premiações, recebeu a Medalha de Prata no “1st Berliner International Music Competition” (Alemanha), Prêmio Especial no “Concorso Internazionale Lirico Premio Boni” (Itália), vencedora do “V Concurso Jovens Solistas” (OSMG), laureada com a “Medalha Carlos Gomes” (Campinas) e premiada no Concurso “Maracanto“, “Art Livre”e Melhor Intérprete no Concurso Carlos Gomes. Trabalhou com renomados maestros e diretores cênicos nos Estados Unidos, Itália, além de nomes como RobertoMinczuk, Ligia Amadio, Roberto Tibiriçá, Roberto Duarte, Victor Hugo Toro e Gabriel Rhein-Schirato no Brasil.

Tatiana Beffa (soprano) 

Natural de Umuarama/PR, a soprano Tatiana Beffa mora atualmente em Campinas/SP, onde iniciou seus estudos de música. Possui nível superior em Canto Lírico, bacharel pela UNICAMP, sob a orientação de Angelo Fernandes e Adriana Kayama. Em 2009 e 2010 participou do Núcleo Universitário de Ópera (NUO) nas óperas “Utopia” de W.S. Gilbert – A. Sullivan e “The Pilgrim’s Progress” de V. Williams sob a regência e orientação cênica de Paulo Maron e Marília Velardi no Theatro São Pedro em São Paulo-SP. Em 2013, como participante do Festival Internacional de Ópera das Américas – FIO – na Unicamp em Campinas-SP, participou da ópera “Merry Widow” de Franz Lehár no papel de Grisette, nas cidades de Piracicaba, Limeira, Campinas, São Paulo e Indaiatuba. No mesmo ano, interpretou a Rainha da Noite na ópera “Die Zauberflöte” de W. A. Mozart, com a Orquestra Sinfônica de Limeira no Teatro Vitoria em Limeira-SP, e com a Orquestra Sinfônica da Unicamp em Campinas-SP, e foi solista na obra “Fantasia Coral” Op. 80 de L. Beethoven também no Teatro Vitoria. Em 2014, passou pela Oficina de Ópera da Escola Municipal de Música de São Paulo-SP e no ano seguinte fez parte do elenco da Temporada de Concertos de Ópera do Theatro São Pedro em São Paulo-SP, na cortina lírica “Les Contes d’Hoffmann” de J. Offenbach, interpretando a boneca Olympia.  Participou de diversos Festivais de Música e Canto Lírico tais como Festival de Canto de Piracicaba-SP (2005 e 2006), Festival de Música de Londrina-PR (2008), Festival de Música de Curitiba-PR (2013), Festival Internacional de Ópera das Américas – FIO em Campinas-SP (2013) e Festival de Música de Poços de Caldas-MG (2014).

 

Tem alguma dúvida? Fale conosco pelo comunicacao@direcaocultura.com.br

Notícias relacionadas

Dia do Cantor lírico | 22/07/2021

Playlist para o Dia do Cantor Lírico

ópera | 14/04/2021

Óperas Contemporâneas: encerramento do projeto “Ópera Através dos Tempos”, no dia 19 de abril

ópera | 01/04/2021

Ópera através dos tempos: o romantismo italiano de Verdi e Puccini