Ópera através dos tempos: o romantismo italiano de Verdi e Puccini

ópera | 01/04/2021

Segunda-feira, dia 05 de abril, é dia de live. A partir das 18h30, vamos passear por óperas do Romantismo Italiano, com três convidados especiais: o barítono Johnny França, o tenor Antoine Kolokathis e a soprano Karen Stephanie. Eles serão acompanhados, ao piano, por Chiquinho Costa.

A transmissão ocorre ao vivo, pelo canal Direção Cultura no Youtube, e também pelo Facebook.

Inscreva-se no canal para não perder nenhuma das apresentações!

Confira AQUI a programação completa e saiba como rever as apresentações anteriores.

Projeto “Ópera Através do Tempo”
De 15 de março a 20 de abril, sempre às segundas-feiras, às 20h
Em março: 15/03, 22/03 e 29/03
Em abril: 05/04, 12/04 e 19/04
Transmissão: Youtube da Direção Cultura e Facebook
Mais informações: comunicacao@direcaocultura.com.br

05/04 – Programa Verdi / Puccini, com Antoine Kolokathis (tenor), Johnny  França (barítono), Karen Stephanie (soprano) e Chiquinho Costa (piano)

  • Puccini [Madama Butterfly] – Addio fiorito asil
  • Puccini [La Boheme] – Quando men vo
  • Puccini [Turandot] – Non piangere Liù
  • Verdi [La Traviata] – È strano… Sempre libera
  • Puccini [Tosca] – E lucevan le stelle
  • Verdi [La Traviata] – Cena e dueto “Madamigella Valery”

 

Conheça os artistas convidados

Antoine Kolokathis

Tenor, idealizador e produtor do projeto

Iniciou seus estudos de canto lírico com a professora Sandra Morani, em Campinas. Participou do Coral da PUC Campinas durante quatro anos, sob regência de Claudia Arcos, com o qual realizou inúmeras apresentações à capela e também em obras como O Messias, de Handel, e Carmina Burana, de Karl Orf. Apresentou-se em inúmeros recitais de canto e piano no interior de São Paulo. Atou como solista (Papageno) na ópera A Flauta Mágica, de Mozart, apresentada no Centro de Convivência em Campinas, em 1990. Em 1992, participou como solista da apresentação do poema vocal-sinfônico “Colombo”, de Carlos Gomes, nas comemorações dos 500 Anos do Descobrimento da América, em Campinas e na cidade de Orlando (EUA), ao lado do barítono Rio Novello e solistas da ABAL (Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos). Teve como professores de técnica vocal Lenine Santos, Edilson Costa e Gledys Pierri e também foi aluno de canto da renomada professora e soprano brasileira Neyde Thomas, em Curitiba. Em sua formação, participou de master-classes com os professores Carmo Barbosa, Amim Feres, Bartira Moraes, Marcos Tadeu e Francisco Frias, assim como do curso de extensão da UNICAMP ‘Opera Studio’, ministrado pelas professoras Niza Tank e Sara Lopes. Ensaia regularmente com o professor Chiquinho Costa, tendo como professor o baixo Pepes do Valle.

Johnny França (barítono) 

O barítono brasileiro Johnny França é vencedor do 12º e 14º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas e do Concurso de Canto Linus Lerner em San Luis Potosi, México. Formado pela Academia de Ópera do Theatro São Pedro e Ópera Studio EMESP teve sua estreia como Escamilo na ópera “Carmen” de G. Bizet no México e nos Estados Unidos. No Teatro Amazonas, encarnou Michonet em “Adriana Lecouvreur” de F. Cilea e nas Tardes de Ópera do Theatro São Pedro cantou Oniegin em “Yevgeni Onegin” de P. I. Tchaikovsky. No Theatro Municipal de São Paulo, interpretou o Sacerdote em “A Flauta Mágica” sob regência de R. Minczuk. Também já interpretou D. Giovanni na Berlin Opera Academy e no Teatro Pedro II sob regência de Cláudio Cruz. Dentre outras interpretações, estão Marcello na ópera “La Bohéme” de G. Puccini, Einsenstein em “Die Flerdemaus” de J. Strauss, “O Menino e a Liberdade” de Ronaldo Miranda como “Chofer”. Sob regência de L. F. Malheiro, interpretou o Conde em “Le Nozze di Figaro” de W. A. Mozart e D. Ferdinand em “Bodas no Monastério” de Serguei Prokofiev. Tem como orientador vocal Walter Chamun.

 

Karen Stephanie (soprano) 

Iniciou seus estudos musicais aos 9 anos de idade com aulas particulares de piano. Formou-se no curso técnico em piano pelo Conservatório de Piracicaba Maestro Ernest Mahle em 2007 e e logo depois ingressou na Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto, onde graduou-se em licenciatura em Música. Em 2011 iniciou seus estudos de canto, que incluem o Opera Studio da EMESP (2014-2015). Entre suas participações em ópera estão a personagem “Violeta” da ópera La Traviata de G. Verdi (Sala São Paulo), personagem “Adele” da ópera Die Fledermaus de J. Strauss Jr. (Theatro Pedro II – Ribeirão Preto), personagem “Madama Cortese” da ópera II viaggio a Reims de G. Rossini (teatro Adamastor – Guarulhos), personagem “Anna” da ópera Nabucco de G. Vedi (Theatro Municipal de São Paulo) e personagem “primeiro gênio” na ópera A flauta mágica de W. A. Mozart (Theatro Municipal de São Paulo).
Participou de festivais nacionais, como o Festival Música nas Montanhas, de Poços de Caldas/MG, de 2011 a 2013, e internacionais, como o festival internacional Fiato al Brasile – Faenza, Itália, em 2012, 2013 e 2015). Recebeu o prêmio de cantora revelação no concurso Carlos Gomes (Campinas, 2014).

Chiquinho Costa

Pianista e coordenador artístico do projeto ‘Ópera Através dos Tempos’

José Francisco Costa é Bacharel em Música, Mestre em Artes e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como pianista colaborador, especializado no repertório vocal. Foi pianista do Festival Nacional de Canto de Piracicaba-SP entre 2003 e 2007, e do Festival de Música de Londrina-PR, de 2005 a 2013, tendo sido pianista assistente dos mais renomados professores de canto da atualidade. Como pianista ensaiador, auxiliou na preparação de diversos concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. É pianista oficial do Concurso Estímulo para Jovens Cantores Líricos, que tem como objetivo divulgar a obra de Carlos Gomes, diretor artístico da ABAL (Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos) desde 2018 e pianista dos corais “Tênis Clube de Campinas” e “CPQD”.

O projeto Ópera Através dos Tempos é uma realização da Kalithéa Produções, empresa coligada à Direção Cultura, viabilizado através do ProAC Expresso LAB (Lei Aldir Blanc).Com produção de Antoine Kolokathis, o projeto tem coordenação artística de Chiquinho Costa e Pepes do Valle.

Confira a programação completa AQUI.

 

Tem alguma dúvida? Fale conosco pelo comunicacao@direcaocultura.com.br

Notícias relacionadas

Dia do Cantor lírico | 22/07/2021

Playlist para o Dia do Cantor Lírico

ópera | 14/04/2021

Óperas Contemporâneas: encerramento do projeto “Ópera Através dos Tempos”, no dia 19 de abril

ópera | 09/04/2021

Ópera Francesa e Alemã em live no dia 12 de abril