Ópera Através dos Tempos: Bel Canto no dia 29 de março às 18h30

ópera | 26/03/2021

Que tal conhecer ou relembrar alguns dos trechos mais marcantes das grandes óperas?

Em seis encontros virtuais – gratuitos – vamos percorrer os 400 anos de história da Ópera, passando pelos estilos barroco, clássico e romântico – do belcanto ao verismo – até o contemporâneo.

Em cada evento, vamos receber três cantores líricos. Eles irão se apresentar acompanhados pelo pianista Chiquinho Costa, que fará breves comentários, junto com Antoine Kolokathis e Pepes do Valle, a respeito de cada ópera, seu enredo e compositor.

Que tal entender o contexto das diferentes fases da ópera na história da música, os principais estilos de época, as classificações vocais e muitas outras curiosidades interessantes?

Os convidados para o dia 29 de março, às 18h30, são o barítono Johnny França, o tenor Arthur Raymundo e a soprano Érika Andrade. É o programa Bel Canto, estilo que se destacou no século XIX a partir da Itália, com obras dos compositores Bellini, Rossini e Donizetti.

As lives do projeto “Ópera Através dos Tempos” serão transmitidas ao vivo, pelo canal Direção Cultura no Youtube, e também pelo Facebook.

Inscreva-se no canal para não perder nenhuma das apresentações!

Não perca!

Projeto “Ópera Através do Tempo”
De 15 de março a 20 de abril, sempre às segundas-feiras
Em março: 15/03, 22/03 e 29/03
Em abril: 05/04, 12/04 e 19/04
Transmissão: Youtube da Direção Cultura e Facebook
Mais informações: comunicacao@direcaocultura.com.br

PROGRAMA BEL CANTO:

29/03  às 18h30 – com Arthur Raymundo (tenor), Érika Andrade (soprano), Johnny França (barítono) e Chiquinho Costa (piano)
• Rossini [O barbeiro de Sevilha] – Largo al factótum
• Bellini [Lucia di Lammermoor] – Regnava nel silenzio
• Donizetti [L’Elisir d’amore] – Una furtiva lagrima
• Donizetti [Lucia di Lammermmoor] – Cruda Funesta smania
• Donizetti [Don Pasquale] – Quel guardo il cavaliere
• Rossini [O barbeiro de Sevilha] – Se il mio nome saper voi bramate
• Bellini [I Puritani] – Ah per sempre io ti perdei

Veja pelo Youtube: https://youtu.be/l0Na23Xs9xU

Ou pelo facebook: https://www.facebook.com/events/1042083432946952

Conheça os artistas convidados:

Arthur Raymundo (tenor)
Bacharel em Canto Lírico pela UNICAMP e University of Alberta (Canadá). Foi solista na Academia Internacional de Bach de Stuttgart (Alemanha), e fez solos também com a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica de Concepción do Chile e Camerata Filarmônica de Indaiatuba. Foi integrante das Oficinas de Ópera (Gabriel Rhein-Schirato) e Música Antiga (Nicolau de Figueiredo) da Escola Municipal de Música de São Paulo. No Canadá, participou do programa Opera on the Avalon, cantando nas óperas A Flauta Mágica (Mozart) e La Traviata (Verdi). Na Inglaterra, foi bolsista por dois anos consecutivos no Dartington International Summer School. Desde 2014, participou em diversas Academias Corais Internacionais (Chile e Alemanha), cantando em várias cidades e importantes salas de concerto da Europa e América Latina.

Érika Andrade (soprano) 
Soprano lírico ligeiro, de timbre aveludado, tem seu trabalho principalmente no repertório clássico, bel canto e barroco, além do contemporâneo e da música brasileira. Natural de Guarulhos/SP, a atriz e bacharel em canto lírico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), trabalhou com grandes nomes do cenário musical, como Kathyn Hartgroove (USA), Hanz-Peter Schurz (Alemanha) e Isaac Karabtchevsky. Atuou como solista em óperas como Bastien und Bastienne; Dido e Eneas, Gianni Schicchi, dentre outras. Cantou com as Orquestras Sinfônicas de Campinas, Limeira, Americana, Mogi Guaçu e Orthesp. Em maio de 2011, participou do festival de corais Mundus Cantat, em Sopot – Polônia. De 2012 a 2014, atuou como cantora do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí/SP. Ainda em 2014, participou do programa Prelúdio da TV Cultura com Júlio Medaglia e, no Theatro São Pedro-SP, participou da ópera Ártemis e também foi solista na sua programação anual. Premiada no VIII Concurso Carlos Gomes e detentora da “Medalha do Mérito Cultural Carlos Gomes”, atua como professora e orientadora de técnica vocal, atriz, produtora e dubladora.

Johnny França (barítono) 

O barítono brasileiro Johnny França é vencedor do 12º e 14º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas e do Concurso de Canto Linus Lerner em San Luis Potosi, México. Formado pela Academia de Ópera do Theatro São Pedro e Ópera Studio EMESP teve sua estreia como Escamilo na ópera “Carmen” de G. Bizet no México e nos Estados Unidos. No Teatro Amazonas, encarnou Michonet em “Adriana Lecouvreur” de F. Cilea e nas Tardes de Ópera do Theatro São Pedro cantou Oniegin em “Yevgeni Onegin” de P. I. Tchaikovsky. No Theatro Municipal de São Paulo, interpretou o Sacerdote em “A Flauta Mágica” sob regência de R. Minczuk. Também já interpretou D. Giovanni na Berlin Opera Academy e no Teatro Pedro II sob regência de Cláudio Cruz. Dentre outras interpretações, estão Marcello na ópera “La Bohéme” de G. Puccini, Einsenstein em “Die Flerdemaus” de J. Strauss, “O Menino e a Liberdade” de Ronaldo Miranda como “Chofer”. Sob regência de L. F. Malheiro, interpretou o Conde em “Le Nozze di Figaro” de W. A. Mozart e D. Ferdinand em “Bodas no Monastério” de Serguei Prokofiev. Tem como orientador vocal Walter Chamun.

Chiquinho Costa

Pianista e coordenador artístico do projeto ‘Ópera Através dos Tempos’

José Francisco Costa é Bacharel em Música, Mestre em Artes e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como pianista colaborador, especializado no repertório vocal. Foi pianista do Festival Nacional de Canto de Piracicaba-SP entre 2003 e 2007, e do Festival de Música de Londrina-PR, de 2005 a 2013, tendo sido pianista assistente dos mais renomados professores de canto da atualidade. Como pianista ensaiador, auxiliou na preparação de diversos concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. É pianista oficial do Concurso Estímulo para Jovens Cantores Líricos, que tem como objetivo divulgar a obra de Carlos Gomes, diretor artístico da ABAL (Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos) desde 2018 e pianista dos corais “Tênis Clube de Campinas” e “CPQD”.

O projeto Ópera Através dos Tempos é uma realização da Kalithéa Produções, empresa coligada à Direção Cultura, viabilizado através do ProAC Expresso LAB (Lei Aldir Blanc).Com produção de Antoine Kolokathis, o projeto tem coordenação artística de Chiquinho Costa e Pepes do Valle.

Confira a programação completa AQUI.

 

Tem alguma dúvida? Fale conosco pelo comunicacao@direcaocultura.com.br

Notícias relacionadas

Campinas | 28/11/2024

Agenda: Recital lírico no dia 29 de novembro em Sousas

Dia do Cantor lírico | 22/07/2021

Playlist para o Dia do Cantor Lírico

ópera | 14/04/2021

Óperas Contemporâneas: encerramento do projeto “Ópera Através dos Tempos”, no dia 19 de abril

 
 
Direção Cultura
Privacidade

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.