Ópera Através dos Tempos: 22 de março é dia de Mozart!

proac | 22/03/2021

Que tal conhecer ou relembrar alguns dos trechos mais marcantes das grandes óperas?

Em seis encontros virtuais – gratuitos – vamos percorrer os 400 anos de história da Ópera, passando pelos estilos barroco, clássico e romântico – do belcanto ao verismo – até o contemporâneo.

Em cada evento, vamos receber três cantores líricos. Eles irão se apresentar acompanhados pelo pianista Chiquinho Costa, que fará breves comentários, junto com Antoine Kolokathis e Pepes do Valle, a respeito de cada ópera, seu enredo e compositor.

Nesta segunda-feira, dia 22, a programação é dedicada à obra de Mozart, e vamos começar mais cedo, às 18h30, para atender as restrições ligadas à pandemia.

Os convidados de hoje são o barítono Johnny França, a soprano Tatiana Beffa e o baixo-barítono Pepes do Valle, que irão se apresentar acompanhados do pianista Chiquinho Costa.

As lives do projeto “Ópera Através dos Tempos” serão transmitidas ao vivo, pelo canal Direção Cultura no Youtube, e também pelo Facebook.

Inscreva-se no canal para não perder nenhuma das apresentações!

Projeto “Ópera Através do Tempo”
De 15 de março a 20 de abril, sempre às segundas-feiras
Em março: 15/03, 22/03 e 29/03
Em abril: 05/04, 12/04 e 19/04
Transmissão: Youtube da Direção Cultura e Facebook
Mais informações: comunicacao@direcaocultura.com.br

PROGRAMA CLASSICISMO (MOZART):

22/03 , às 18h30-  com Johnny França (barítono), Pepes do Valle (baixo-barítono), Tatiana Beffa (soprano) e Chiquinho Costa (piano)
• Flauta Mágica – O Zittre nicht
• Don giovanni – Madamina il catalogo è questo
• Le Nozze – Hai gia vinta la causa
• A Flauta Mágica – Der Holle Rache
• Le Nozze di Figaro – La vendeta
• Le Nozze – Tutto è disposto… Aprite un pò quegli occhi
• O Rapto do Serralho – Ach ich liebte

Conheça os artistas convidados:

Johnny França (barítono) 

O barítono brasileiro Johnny França é vencedor do 12º e 14º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas e do Concurso de Canto Linus Lerner em San Luis Potosi, México. Formado pela Academia de Ópera do Theatro São Pedro e Ópera Studio EMESP teve sua estreia como Escamilo na ópera “Carmen” de G. Bizet no México e nos Estados Unidos. No Teatro Amazonas, encarnou Michonet em “Adriana Lecouvreur” de F. Cilea e nas Tardes de Ópera do Theatro São Pedro cantou Oniegin em “Yevgeni Onegin” de P. I. Tchaikovsky. No Theatro Municipal de São Paulo, interpretou o Sacerdote em “A Flauta Mágica” sob regência de R. Minczuk. Também já interpretou D. Giovanni na Berlin Opera Academy e no Teatro Pedro II sob regência de Cláudio Cruz. Dentre outras interpretações, estão Marcello na ópera “La Bohéme” de G. Puccini, Einsenstein em “Die Flerdemaus” de J. Strauss, “O Menino e a Liberdade” de Ronaldo Miranda como “Chofer”. Sob regência de L. F. Malheiro, interpretou o Conde em “Le Nozze di Figaro” de W. A. Mozart e D. Ferdinand em “Bodas no Monastério” de Serguei Prokofiev. Tem como orientador vocal Walter Chamun.

 

Pepes do Valle (baixo-barítono e coordenador artístico do projeto “Ópera Através dos Tempos”)

Há mais de trinta anos atuando nos principais palcos brasileiros, Pepes do Valle é um dos mais representativos baixo-barítonos do cenário lírico nacional. Com uma respeitável extensão vocal, tem atuação históricas interpretando obras de Rossini, Mozart, Puccini, Wagner, Cimarosa, Verdi, Stravinski, Menotti, Busoni, Bellini , Donizetti, Berg, Strauss, Prokofiev, Janacek, Lehár, Rota. Suas performances de baixo-buffo são hilárias, deixando marcas impagáveis em aproximados 50 títulos com mais de 60 personagens em seu repertório.

 

 

Tatiana Beffa (soprano) 

Natural de Umuarama – PR, atualmente reside em Campinas – SP. É bacharel em Canto  Lírico pela UNICAMP. Em 2015, interpretou a boneca Olympia na cortina lírica da  ópera “Les Contes d’Hoffmann” de Offenbach no Theatro São Pedro em São Paulo – SP, sob a regência de André dos Santos. Em 2013 interpretou a “Rainha da Noite”, da  ópera “Die Zauberflöte” de Mozart, sob a orientação de Angelo Fernandes (Unicamp),  orquestra sinfônica de Limeira no Teatro Vitória e a orquestra sinfônica da Unicamp.  Atualmente participa de recitais, concursos e audições por todo país. Nos últimos anos recebeu a orientação de Paulo Mandarino.

 

Chiquinho Costa (pianista e coordenador artístico do projeto “Ópera Através dos Tempos”)

José Francisco Costa é Bacharel em Música, Mestre em Artes e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como pianista colaborador, especializado no repertório vocal. Foi pianista do Festival Nacional de Canto de Piracicaba-SP entre 2003 e 2007, e do Festival de Música de Londrina-PR, de 2005 a 2013, tendo sido pianista assistente dos mais renomados professores de canto da atualidade. Como pianista ensaiador, auxiliou na preparação de diversos concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. É pianista oficial do Concurso Estímulo para Jovens Cantores Líricos, que tem como objetivo divulgar a obra de Carlos Gomes, diretor artístico da ABAL (Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos) desde 2018 e pianista dos corais “Tênis Clube de Campinas” e “CPQD”.

O projeto Ópera Através dos Tempos é uma realização da Kalithéa Produções, empresa coligada à Direção Cultura, viabilizado através do ProAC Expresso LAB (Lei Aldir Blanc).Com produção de Antoine Kolokathis, o projeto tem coordenação artística de Chiquinho Costa e Pepes do Valle.

Confira a programação completa AQUI.

Tem alguma dúvida? Fale conosco pelo comunicacao@direcaocultura.com.br

 

Notícias relacionadas

proac | 25/04/2024

Curtas de Animação exibe filmes de alunos de Mogi Guaçu

proac | 07/03/2024

Bruna Volpi canta Beth Carvalho

proac | 28/02/2024

Projeto “Curtas de Animação” promove oficina de desenho animado em entidade de Valinhos