Oficinas Culturais em Campo Limpo: Grupão Especial fecha o ano com série de apresentações

oficinas culturais | 27/11/2023

O mês de dezembro se anuncia cheio de atividades para o Grupão Especial – Cia. de Arte e Teatro Inclusivo, integrante do projeto Oficinas Culturais em Campo Limpo Paulista desde setembro deste ano. 

No dia 29 de novembro, o Grupão apresenta seu repertório natalino no Aprendizado Dom José Gaspar, uma instituição beneficente dedicada ao atendimento de crianças da comunidade carente em Jundiaí.

No dia 8 de dezembro, integrando a programação oficial municipal do Natal de Campo Limpo, o Grupão realiza um Recital de Natal na Praça Castelo Branco, às 17h30. O espetáculo contará com a participação especial de violinistas voluntários e é aberto.

No dia 12 de dezembro, cinco artistas do Grupão farão uma participação especial em um musical da Academia de Dança Luzzure. O 1º Festival de Dança da Academia é às 19h30, no anfiteatro Unifaccamp. 

A programação natalina se estende até o dia 14 de dezembro, com a participação do Grupão na festa de encerramento para as famílias e assistidos da APAE no Anfiteatro da Unifaccamp. 

O Grupão Especial, um coletivo artístico independente, nasceu em 2008 dentro da APAE de Campo Limpo, sendo iniciativa da professora Cristiane Zanetti. Sua fundação foi pautada na missão de fomentar o conhecimento e a cultura por meio da arte de maneira inclusiva. O grupo já levou suas apresentações a diversas localidades, sempre acompanhadas de uma trilha sonora ao vivo, executada por uma das talentosas jovens integrantes. Composto por 15 artistas, jovens com deficiência, o Grupão conta ainda com a orientação voluntária de profissionais de diferentes áreas artísticas.

Mais informações sobre o Projeto Oficinas Culturais

O projeto Oficinas Culturais é uma realização da Kalithéa, empresa ligada à Direção Cultura, que desde 1999 presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. As Oficinas Culturais já atenderam aproximadamente 15 mil pessoas, entre alunos da rede pública de ensino e plateia, através de oficinas e apresentações gratuitas de teatro, dança, capoeira, circo e música, em diversas cidades.

Em Campo Limpo Paulista, o projeto Oficinas Culturais conta com patrocínio da thyssenkrupp, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além do canto coral, modalidade gratuita e aberta à toda população, o projeto oferece aulas de dança, balé e capoeira para alunos de três escolas públicas da cidade: E.E. “Frei Dagoberto Romag”, EMEF “Gov. André Franco Montoro” e EMEF “Ver. Joaquim Viscaino Filho”. A partir de setembro, as Oficinas Culturais passaram a incluir também a modalidade de teatro, com a participação do Grupão Especial – Cia. de Arte e Teatro Inclusivo.

 

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é uma empresa internacional industrial e de tecnologia que emprega cerca de 96.000 pessoas em 48 países. No ano fiscal  2021/2022 registrou um faturamento de €41 bilhões. Desde 1º de outubro de 2023, as atividades comerciais foram agrupadas em cinco segmentos: Automotive Technology, Decarbon Technologies, Materials Services, Steel Europe e Marine Systems. Os negócios desenvolvem soluções sustentáveis para os desafios do futuro com base em um amplo know-how tecnológico. Cerca de 3.600 colaboradores trabalham em pesquisa e desenvolvimento em 75 localidades em todo o mundo, principalmente nas áreas de proteção climática, transição energética, transformação digital na indústria e mobilidade do futuro. A thyssenkrupp possui atualmente um portfólio de aproximadamente 17.370 patentes. Sob a marca guarda-chuva thyssenkrupp, a empresa cria valor de longo prazo com produtos, tecnologias e serviços inovadores e contribui para uma vida melhor para as gerações futuras. Para isso, a empresa persegue metas ambiciosas de proteção climática e otimiza a sua própria eficiência energética e climática. Ao mesmo tempo, utiliza as suas diversas capacidades ao longo das cadeias de valor relevantes para desempenhar um papel significativo na promoção da transformação verde dos seus clientes. 

Na América do Sul, as atividades da empresa remontam ao ano de 1837, empregando atualmente cerca de 4.000 colaboradores na região nos segmentos automotivo, defesa naval, energia eólica e plantas industriais. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2021/2022 um faturamento equivalente a R$ 5,2 bilhões.

Notícias relacionadas

teatro nas escolas | 10/05/2024

‘Circo’ é novidade no projeto “Oficinas Culturais” no Tocantins

oficinas culturais | 18/04/2024

O Grupão Especial estreia novo espetáculo no dia 27 de abril

coral | 06/02/2024
Oficinas Culturais em Campo Limpo Paulista

Oficinas Culturais em Campo Limpo Paulista convida novos participantes para os corais do projeto