Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
O Grupão Especial, coletivo artístico independente que nasceu na APAE de Campo Limpo Paulista, está preparando um novo espetáculo, com estreia marcada para o dia 27 de abril. O encontro da dança, música e das artes cênicas é um tributo especial a grandes artistas nacionais e internacionais, como Tim Maia, Rita Lee, Fred Mercury, entre outros, e promete encantar a plateia. A apresentação é gratuita, às 16h30, no SESI Campo Limpo.
O elenco é formado por 13 jovens com deficiência, integrantes do Grupão Especial – Cia. de Arte e Teatro Inclusivo, que desde 2023 é parte do projeto Oficinas Culturais. Fundado em 2008, por iniciativa da professora Cristiane Zanetti, o Grupão tem apoio da Prefeitura de Campo Limpo Paulista e realiza seus ensaios na sede da APAE.
Pedagoga especialista em alfabetização e artes cênicas, pós-graduada em educação inclusiva, Cristiane Zanetti, diretora artística do Grupão, conta que a produção inédita tem envolvimento total dos alunos. Afinal, colocar os jovens com deficiência como protagonistas sempre foi o objetivo e o grande diferencial do trabalho do Grupão. “Mesmo com todo preconceito que envolve as pessoas com deficiência, fomos conquistando uma plateia maravilhosa, que respeita, acompanha e aplaude nossos artistas em todos os nossos trabalhos. Esperamos o público com muito carinho para este novo espetáculo, pois será simplesmente inesquecível”, convida ela.
Os preparativos para a estreia começaram em fevereiro, e desde março os jovens ensaiam três vezes por semana. “Temos lindos e autênticos figurinos, e toda a trilha sonora é realizada ao vivo, pela pianista, que também faz parte do grupo”, completa Cristiane.
Mais informações sobre o Projeto Oficinas Culturais
Com patrocínio da thyssenkrupp, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, as Oficinas Culturais em Campo Limpo Paulista oferecem, além da modalidade do teatro com o Grupão Especial, aulas de canto coral infantil, jovem e adulto. Os corais são gratuitos e abertos a qualquer interessado, de todas as idades, e o projeto envolve ainda oficinas de dança, balé e capoeira para alunos de três escolas públicas da cidade.
Para seguir as novidades das Oficinas Culturais, basta acompanhar a página no Facebook: https://www.facebook.com/projetooficinasculturais e também o canal no Instagram (@projetooficinasculturais).
Sobre a thyssenkrupp
Em Campo Limpo Paulista, o projeto Oficinas Culturais conta com patrocínio da thyssenkrupp, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A thyssenkrupp é uma empresa internacional industrial e de tecnologia que emprega cerca de 96.000 pessoas em 48 países. No ano fiscal 2021/2022 registrou um faturamento de €41 bilhões. Desde 1º de outubro de 2023, as atividades comerciais foram agrupadas em cinco segmentos: Automotive Technology, Decarbon Technologies, Materials Services, Steel Europe e Marine Systems. Os negócios desenvolvem soluções sustentáveis para os desafios do futuro com base em um amplo know-how tecnológico. Cerca de 3.600 colaboradores trabalham em pesquisa e desenvolvimento em 75 localidades em todo o mundo, principalmente nas áreas de proteção climática, transição energética, transformação digital na indústria e mobilidade do futuro. A thyssenkrupp possui atualmente um portfólio de aproximadamente 17.370 patentes. Sob a marca guarda-chuva thyssenkrupp, a empresa cria valor de longo prazo com produtos, tecnologias e serviços inovadores e contribui para uma vida melhor para as gerações futuras. Para isso, a empresa persegue metas ambiciosas de proteção climática e otimiza a sua própria eficiência energética e climática. Ao mesmo tempo, utiliza as suas diversas capacidades ao longo das cadeias de valor relevantes para desempenhar um papel significativo na promoção da transformação verde dos seus clientes.
Na América do Sul, as atividades da empresa remontam ao ano de 1837, empregando atualmente cerca de 4.000 colaboradores na região nos segmentos automotivo, defesa naval, energia eólica e plantas industriais. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2021/2022 um faturamento equivalente a R$ 5,2 bilhões.