Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
Em mais uma edição, a primeira após o início da pandemia, o projeto “Curtas de Animação” está de volta às escolas da região de Campinas. Em Hortolândia, foram duas oficinas na E. E. Profª. Maria Cristina de Souza Lobo, no Jardim Nova Europa, com patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Com mais de 2500 oficinas no currículo, por todo o Brasil e em vários países do exterior, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas (NCAC) criou uma metodologia própria, em que os participantes, coletivamente, produzem um curta-metragem de animação e podem conhecer de perto a técnica do desenho animado em papel.
Cada oficina resulta em um curta-metragem que, depois de finalizado, será exibido aos alunos. “Ainda não acabou” é o título do filme elaborado na primeira das duas oficinas de Hortolândia, que começa falando de sustentabilidade, e segue tratando de empatia, amizade e solidariedade. O segundo filme é a história de dois jovens que se apaixonam, mas tem a interferência da mãe da garota, num enredo que lembra “Romeu e Julieta”, segundo Wilson Lazaretti, fundador do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que comandou a oficina ao lado dos monitores Rafaela Moreira e João Pedro Felipe Silva.
Sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas
Com direção dos animadores Wilzon Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo tem mais de 40 anos de estrada. Além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Em 2017, chegaram aos cinemas os dois primeiros longa-metragens produzidos pelo Núcleo: “História Antes de uma História”, de Wilson Lazaretti, e “Café, um dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país.
Sobre a ArcelorMittal Gonvarri Brasil
Constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal, maior fabricante de aço e uma das principais produtoras de minério de ferro do mundo, e a Gonvarri Steel Services, empresa líder global na transformação de aço e alumínio no mundo.