Nova edição da Exposição Virtual Cidade Acessível será lançada dia 1ª de dezembro

| 25/11/2021

O Mês Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência abre com o lançamento da Exposição Virtual Cidade Acessível, uma plataforma inédita de conteúdos sobre acessibilidade e diversidade. A nova edição será inaugurada com uma live no dia 1 de dezembro às 17h no canal do Youtube da exposição.

O evento será mediado pela jornalista Lucília Machado, diretora da Acessar e apresentadora do Podcast “Acessando Lucília”, com participação de Hilda Gomes, coordenadora do Serviço de Educação em Ciências e Saúde do Museu da Vida/Fiocruz, Emanoel Castro do “Vale PCD”, primeiro coletivo voltado para o protagonismo de pessoas com deficiência LGBT no Brasil e da influenciadora, paraciclista e bailarina Paula Ferrari. Haverá também performance do coreógrafo e dançarino Marcos Abranches. 

A exposição

A primeira edição da Exposição Cidade Acessível foi em 2014, em uma versão presencial interativa produzida na Casa da Ciência da UFRJ. Em 2018, uma nova montagem foi realizada no Museu da Vida na Fiocruz. Mais de 20 mil pessoas visitaram a exposição ao longo dos anos.

Desta vez, o conteúdo estará disponível pelo site https://cidadeacessivel.com.br/. Passando por temas como cidade, educação, trabalho, arte, transporte, casa e internet, a plataforma reúne depoimentos de mais de 40 professores, artistas, influenciadores digitais, advogados, jornalistas, radialistas, etc.

Totalmente protagonizada por pessoas com deficiência – de diferentes idades, raças, gêneros e orientações sexuais –, a exposição busca informar e conscientizar as pessoas sobre as formas de exclusão vivenciadas pelas pessoas com deficiência, e apontar soluções para uma cidade acessível e uma sociedade mais diversa, empática e inclusiva. Mais de um bilhão de pessoas, 15% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde, são pessoas com deficiência. No Brasil, esse número chega a quase 25% da população (IBGE, 2010). Mesmo assim, elas não fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas, por conta de diversas barreiras, como o preconceito e a discriminação.

A Exposição Virtual Cidade Acessível vem para mostrar que acessibilidade e anticapacitismo são assuntos para todas as pessoas, não só para pessoas com deficiência. O projeto é uma realização da Folguedo em parceria com a Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz e Museu da Vida. O projeto foi incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura por meio do Ministério do Turismo e pela Lei Municipal de ISS do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Conta com patrocínio da Guy Carpenter, Mercer, Amil, Sotreq e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro.

Este é mais um dos projetos que fazem parte do portfólio da Direção Cultura, que pode ajudar a sua empresa a encontrar iniciativas culturais, sociais e esportivas que podem ser apoiadas através das leis de incentivo, sem custo extras para o patrocinador. Para saber como esse processo funciona, entre em contato com nossa equipe.

AGENDA

Lançamento da Exposição Virtual Cidade Acessível 

Data: 1 de dezembro, quarta-feira, às 17h. 

Canal no Youtube da exposição: https://www.youtube.com/channel/UCZ44IHe5CGYg48HwmLZJbGw 

Endereço web da Exposição Cidade Acessível: www.cidadeacessivel.com.br

Notícias relacionadas