No mês de maio, o coletivo artístico Grupão Especial, formado na APAE de Campo Limpo Paulista, realizou a estreia do espetáculo “Na Roça com o Grupão”. A apresentação aconteceu no SESI Campo Limpo Paulista.
A montagem é protagonizada por 16 artistas neurodivergentes da Cia. de Arte e Teatro Inclusivo Grupão Especial, iniciativa que desde 2023 integra o projeto Oficinas Culturais. A companhia conta com apoio da thyssenkrupp, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além do suporte da Prefeitura de Campo Limpo Paulista e da própria APAE, onde os ensaios continuam sendo realizados.
Com acessibilidade em Libras, o espetáculo convida o público a vivenciar o cotidiano da vida rural, por meio de uma encenação inspirada em novelas brasileiras que marcaram gerações, como “O Cravo e a Rosa”, “Chocolate com Pimenta”, “Cabocla” e “Êta Mundo Bom!”. Os figurinos seguem referências típicas dessas produções, unindo fidelidade visual com criatividade e sensibilidade. A ambientação é complementada por um cenário que valoriza elementos tradicionais da cultura caipira, além da trilha sonora ao vivo, interpretada pela pianista Alessandra Kelly.
Essa é mais uma realização que reafirma o compromisso com a arte inclusiva, a valorização da diversidade e o acesso à cultura para todos os públicos.
Clique aqui para ver registros da estreia!
Mais informações sobre o Projeto Oficinas Culturais
O Grupão Especial foi fundado em 2008, por iniciativa da professora Cristiane Zanetti, e desde 2023 foi integrado ao projeto Oficinas Culturais, passando a contar com o patrocínio da thyssenkrupp, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Além do apoio à modalidade do teatro, através do Grupão, as Oficinas Culturais em Campo Limpo Paulista desenvolvem oficinas de dança, balé e capoeira para alunos de três escolas públicas da cidade e oferecem aulas de canto coral infantil, jovem e adulto. Os corais são gratuitos e abertos a qualquer interessado, de todas as idades, e os ensaios acontecem no SESI.
Para seguir as novidades das Oficinas Culturais, basta acompanhar a página no Facebook: https://www.facebook.com/projetooficinasculturais e também o canal no Instagram (@projetooficinasculturais).