Música Clássica: projetos de formação, difusão e ampliação de público e manutenção de orquestras

clássicos em cena | 02/03/2023

No dia 5 de março, comemoramos o Dia Nacional da Música Clássica. A data homenageia o compositor Heitor Villa-Lobos Nascido em 5 de março de 1887, no Rio de Janeiro, é ainda hoje um dos máximos expoentes da música clássica no Brasil, com uma obra que segue despertando curiosidade e fascínio ao redor do mundo.

Embora tão antiga, a tradição da música clássica e instrumental no Brasil precisa de incentivo, seja para chegar a novos públicos, para apoiar profissionais que vivem desta arte, bem como para preparar os jovens que farão este papel no futuro.

Vários projetos culturais, que podem receber apoio de empresas pelas leis de incentivo, sem custos, cumprem um relevante papel de valorização da música clássica. Conheça alguns deles:

  •  A Orquestra Escola Alfredo Gazin é um projeto idealizado pela Direção Cultura que acontece em Douradina, no Paraná. O projeto é patrocinado pelo Grupo Gazin por meio da Lei de Incentivo à Cultura e contempla o ensino gratuito de instrumentos de orquestra (cordas, metais, madeiras e percussão) e canto coral para 120 crianças e adolescentes de escolas públicas do município. Em 2023, o projeto chega ao seu quarto ano de atividade!
  • Um dos primeiros projetos próprios da Direção Cultura, criado no ano de 2000 em parceria com o maestro Parcival Módolo, o projeto “Clássicos em Cena” tem objetivo de difundir a música clássica instrumental e já passou por mais de 15 cidades desde sua criação. Em 2023, além de eventos itinerantes, o projeto terá programação fixa mensal nas cidades de Itapira e de Santa Bárbara d’Oeste.

As leis de incentivo são recurso fundamental para manutenção do plano anual de várias orquestras e entidades de formação, tais como:

  • Orquestra Filarmônica de Rio Claro/SP: criada em 1995, além de concertos regulares, conta com projeto sociocultural em que músicos profissionais oferecem aulas de instrumentos de cordas para crianças de regiões de vulnerabilidade social no município
  • Orquestra Sinfônica de Indaiatuba: criada em 2004, com forte tradição em promover apresentações de concertos didáticos e aulas de musicalização abertos e gratuitos à comunidade.
  • Orquestra Filarmônica de Patos de Minas: fundada em 2016, a Orquestra agora também está em nosso portfólio.
  •  Lyra Mojimiriana:  Em atividade desde 1985, em Mogi Mirim/SP, a Lyra Mojimiriana já formou centenas de músicos e despertou em milhares de pessoas o interesse para a música instrumental.
  • Lyra Bragança: espaço destinado a compartilhar cultura e conhecimento, desenvolvendo cidadania e efetivando direitos em comunidades em situação de vulnerabilidade e risco, com prioridade para crianças e adolescentes entre 08 a 18 anos em Bragança Paulista/SP.
  • Casa das Artes de Itapira: Fundada em 1997, tem como objetivo difundir, fomentar e preservar a cultura em geral por meio de aulas gratuitas de musicalização de diversos instrumentos, como percussão, cordas, piano, sopro e coral para jovens, crianças e adulto.

Entre em contato com nossa equipe para conhecer mais detalhes, para que sua empresa também seja apoiadora da música clássica brasileira.

Notícias relacionadas

clássicos em cena | 17/09/2024

Clássicos em Cena leva o Quarteto Edino Krieger para Itapira

clássicos em cena | 15/08/2024

Clássicos em Cena Itapira volta no dia 28 de agosto com Bálkãn Neo Ensemble

clássicos em cena | 18/06/2024

Clássicos em Cena Itapira recebe Unicamp Cello Ensemble no dia 26 de junho