Museus: dicas para curtir as férias de meio de ano

MIS | 03/07/2023

Muita gente  – especialmente crianças e jovens em idade escolar  –  fica de férias no mês de julho. Aproveitar o tempo livre para conhecer ou revisitar algum museu é sempre uma boa opção. Com acervos que contam parte importante da história do país, atividades interativas e exposições diversas, esses espaços são opções de passeios para todas as idades.

O portfólio da Direção Cultura tem muitos projetos aprovados em leis de incentivo desenvolvidos por museus. Escolhemos alguns deles, nas dicas que você confere abaixo:

Começando por museus da capital paulista:

  • O Museu das Culturas Indígenas oferece uma série de atividades gratuitas durante todo o período das férias, de 8 a 30 de julho, em horários variados. Pessoas de todas as idades estão convidadas a participar das vivências oferecidas, com jogos educativos, brincadeiras indígenas, cantos e danças, que contam com a participação dos Mestres dos Saberes Indígenas do MCI. (Veja a programação)
  • No MIS (Museu da Imagem e do Som), as atrações são variadas, com várias mostras – incluindo a Mostra Mazzaropi no dia 9 de julho, e o projeto ´Férias com Fotograma’, que convida o público a produzir o seu próprio fotograma, antiga técnica que possibilita o registro de imagens sem câmera ou celular. (Acesse toda programação de julho aqui).
  • No MIS Experience, a exposição em destaque é “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina”, que é considerada a maior exposição imersiva já realizada no Brasil sobre a Capela Sistina e os afrescos de Michelangelo e fica em cartaz até 30 de julho. (Mais detalhes)
  • O Museu do Futebol oferece sua tradicional programação “Férias no Museu”, com atividades culturais, educativas e brincadeiras ao ar livre, de terça a domingo, de 7 a 31 de julho. (Confira)
  • O Museu da Língua Portuguesa abriga a mostra temporária ‘Essa nossa canção’ a partir do dia 14, e também promove  oficinas e apresentações musicais interativas no projeto Brincadeiras ao Pé do Ouvido – Estação Férias, que dialoga com o tema da exposição, sobre a diversidade e a riqueza de nosso idioma na canção popular do Brasil. (Programação completa)

 

Saindo da capital, também há boas dicas de museus para conhecer e visitar!

  • Museu Casa de Portinari: Localizado em Brodowski/SP, o Museu Casa de Portinari oferece oficinas e diversas atrações como a ação “Família no Museu”, que busca momentos de interação entre pais e filhos. (Confira)
  • As férias no Museu Índia Vanuíre, localizado em Tupã/SP, inclui atividades de gastronomia, arte com barro, instrumentos musicais, contos, lendas, entre outras atrações, divididas ao longo de todo o mês. (Programação completa)

 

Dica para empresas!

As mudanças da Lei Rouanet de abril deste ano tornaram a modalidade de planos anuais e plurianuais mais flexível, de forma que projetos apresentados por instituições culturais como os museus, possam ser melhor planejados e executados. Sua empresa pode dar sua contribuição através das leis de incentivo, destinando parte de imposto de renda devido para estes projetos, sem custos extras para sua organização. Entre em contato com nossa equipe para conversarmos!

Notícias relacionadas

São Paulo | 11/06/2024

“Chaves – A Exposição” é prorrogada no MIS Experience em São Paulo

MIS | 11/01/2024

Dica cultural: “Chaves: A Exposição” estreia no Mis Experience celebrando 40 anos da série no Brasil

MIS | 17/05/2023

Dicas para aproveitar a 21ª Semana Nacional de Museus