Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
No dia 10 de junho é celebrado o Dia da Língua Portuguesa, data que reverencia um dos mais ilustres poetas da história lusitana: Luís Vaz de Camões, imortalizado pelo clássico “Os Lusíadas”.
Hoje em dia, de acordo com dados da ONU, pelo menos 235 milhões de pessoas têm o português como língua materna. Isso ocorre em oito países, espalhados pelas Américas e pela Ásia. E acredite, mais de 80% desses falantes são brasileiros. Como a quinta língua mais falada globalmente e a terceira mais difundida entre as línguas ocidentais, o português se destaca pela sua riqueza influenciada por diversas outras línguas.
A influência africana em nosso cotidiano, seja na entonação, no vocabulário, na pronúncia ou na forma de construir o pensamento, é o mote da exposição que acaba de chegar ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
A exposição temporária especial “Línguas Africanas que fazem o Brasil” tem curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana e permanece em cartaz até janeiro de 2025.
O Museu da Língua Portuguesa fica na Praça da Luz, s/nº – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP. Para conferir a programação completa da exposição, clique aqui.
Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como a fototeca, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museudalinguaportuguesa) e no site www.museudalinguaportuguesa.org.br.
O apoio da iniciativa privada às atividades culturais vem crescendo nos últimos anos e é fonte de receita importante para o fomento dos planos anuais dos museus. Empresas podem patrocinar projetos culturais desenvolvidos pelos museus através das leis de incentivo, sem custos.
O Museu da Língua Portuguesa tem projetos aprovados em leis de incentivo e está no portfólio da Direção Cultura. Entre em contato com nossa equipe para saber mais.
Foto: Reprodução – Museu da Língua Portuguesa