O projeto cultural Curtas de Animação, realizado pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas em parceria com a Direção Cultura, está com a agenda cheia em agosto, na cidade de Hortolândia–SP.
Com patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa é coordenada pelos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi e promove oficinas em escolas públicas da cidade, focadas na criação de curtas-metragens de animação feitos pelos próprios estudantes.
Desde o dia 08, até 21 de agosto, acontece mais uma oficina do projeto, na EMEF Dayla Cristina Souza de Amorim, no Jardim Santiago, em Hortolândia. As oficinas têm duração de cinco encontros e atendem grupos de cerca de 15 alunos, que participam de todo o processo de produção do curta animado. Os estudantes elaboram o roteiro, criam o storyboard, produzem a trilha sonora e experimentam a técnica da animação em papel. Depois de uma etapa de finalização, os filmes são exibidos em sessões abertas nas escolas e disponibilizados no canal oficial do Núcleo no YouTube.
A próxima ‘estreia’ é no dia 14 de agosto, às 14h, com exibição de “Dayla, o filme”, produzido por alunos da escola em oficina realizada no primeiro semestre, também na EMEF Dayla Cristina Souza de Amorim.
No dia 29 de agosto também tem estreia, mas desta vez na Escola Estadual Maria Cristina Souza Lobo, no Jardim Nova Europa, onde estudantes que participaram de uma das oficinas do projeto produziram a animação “O Resgate”.
O projeto Curtas de Animação é realizado em parceria com a Direção Cultural e, em Hortolândia, conta com o patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em atividade há várias edições, o Curtas de Animação já atendeu centenas de crianças e adolescentes em escolas públicas e organizações do terceiro setor. Os filmes produzidos nas oficinas do projeto em Hortolândia estão reunidos nesta playlist.
Sobre a ArcelorMittal Gonvarri Brasil:
A ArcelorMittal Gonvarri Brasil é um centro de serviços de aço, especializado nos processos de decapagem, corte transversal, longitudinal e ferramentado em aços planos de laminação a quente, a frio e revestidos e corte a laser.
Foi constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal e a Gonvarri Industries, e é composta de três centros de serviços que produzem chapas, slitters, blanks e outras peças para aplicações em indústrias dos segmentos automotivo, máquinas e equipamentos, construção, agrícola, eletrodomésticos e embalagem, entre outros. Hortolândia abriga um destes três centros de serviço no Brasil. Os demais ficam em Araucária–PR e Glorinha–RS.
Sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas:
Com direção dos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo completou em 2025 a impressionante marca de 50 anos de atividade. Além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção do país e do mundo neste segmento.