Mais de 5 mil alunos acompanham o projeto Teatro nas Escolas em Campo Limpo Paulista

teatro nas escolas | 03/07/2024

O projeto Teatro nas Escolas movimentou Campo Limpo Paulista durante o mês de junho, com muita animação e diversão de qualidade. Entre os dias 3 e 14, a Cia No Mundo da Lua fez 20 apresentações do espetáculo “Cada Um é Um”, em dez escolas públicas da cidade, beneficiando, ao final da circulação, mais de 05 mil estudantes.

As apresentações, realizadas dentro das próprias escolas e abertas exclusivamente aos alunos, começaram pela EMEF Vereador José de Souza Charrua, na Vila Constança (Botujuru), no dia 3 de junho. Foram contempladas também as EMEFs Ver. José Poli de Oliveira Dorta, Dr. Francisco Monlevade, Prof. Luiz de Carvalho, Caminho para Conquista, Nair Ronchi Marchetti, Gov. Mário Covas, Ver. Venâncio G. Ramos, Gov. André F. Montoro e Vila Constança.

Teatro nas Escolas é um projeto cultural que leva arte ao ambiente escolar através de diversos espetáculos teatrais, com temáticas variadas, como preservação ambiental, cidadania, valores sociais, respeito à diversidade, entre outros, apresentados de forma sutil e agradável para os estudantes. A circulação em Campo Limpo é um patrocínio da thyssenkrupp por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e foi acompanhada de perto por representantes da Prefeitura e da empresa, que pretende ampliar o alcance do projeto para mais 10 escolas no segundo semestre.

Segundo Bianca Ferreira, da área de Responsabilidade Social e Eventos da thyssenkrupp, “para nós, essa ação foi motivo de grande orgulho, pelo impacto que ela causa na comunidade, afinal, foram mais de 5 mil alunos beneficiados, com uma peça sobre diversidade e respeito às diferenças, o que está muito alinhado com os valores da thyssenkrupp”. 

O depoimento de Bianca, imagens das sessões e comentários de outros envolvidos foram registrados em vídeo, e podem ser vistos direto no YouTube da Direção Cultura, idealizadora do projeto Teatro nas Escolas:

O espetáculo “Cada Um é Um” traz três palhaços mambembes que chegam de longe com seus instrumentos para fazer uma grande festa. Como uma caixa de surpresas, concretizada no cenário com cortinas de teatro, janelas, objetos antigos, entradas e saídas, a peça traz brincadeiras, músicas, bonecos e desafios, numa encenação que tem como pano de fundo convidar as crianças para pensarem sobre o tema da diferença. A peça foi delineada a partir de quadros independentes, unificados pela relação dos atores com uma brincadeira-desafio sobre a diferença e peculiaridade de cada um, comunicando, nas entrelinhas, sobre respeito e aceitação do outro.

O espetáculo é encenado pela Companhia No Mundo da Lua – iTeatro, fundada em 1990 pelos atores Valdo Matos e Renata Mucci com o objetivo de pesquisa, produção e apresentação de espetáculos teatrais. A companhia tem como missão o desenvolvimento de projetos voltados à valorização do potencial artístico e humano, além da experimentação de técnicas e linguagens que se inter-relacionam com a arte do clown/palhaço e o teatro de animação/bonecos e máscaras como suporte e instrumentos de diálogo em seus processos criativos.

Idealizado pela Direção Cultura, o projeto Teatro nas Escolas já circulou por mais de 30 cidades, de três estados diferentes, chegando a mais de 130 mil pessoas desde 2005.

Notícias relacionadas

teatro nas escolas | 30/07/2024

Projeto Teatro nas Escolas leva espetáculo infantil gratuito para Campo Limpo

teatro nas escolas | 03/06/2024

Projeto cultural leva teatro para mais de 5 mil crianças de escolas públicas de Campo Limpo

teatro nas escolas | 13/05/2024

Projeto cultural leva teatro para mais de 650 crianças de escolas públicas de Campinas