Lançamento de livro da Cia. Dança sem Fronteiras em São Paulo

| 16/02/2023

Em 2023, a Cia. Dança sem Fronteiras comemora 12 anos de atividades e realiza o lançamento, no dia 23 de fevereiro, do livro “Frestas Poéticas”. O evento é às 19h, na sede da SP Escola de Teatro, na Praça Roosevelt, em São Paulo/SP.

“Frestas Poéticas” celebra a trajetória da companhia desde a sua criação, em três partes. Todas contam com textos de Fernanda Amaral falando sobre o surgimento da companhia, o processo de criação e a metodologia utilizada nas diferentes atividades da companhia fundada por ela.

Três parceiros que têm uma relação forte com o trabalho do Dança sem Fronteiras deram suas contribuições no texto. O diretor executivo da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral, escreveu sobre os pressupostos da acessibilidade; a performer, educadora e artista multimídia Sarah Ferreira discorre sobre os trabalhos de vídeo dança; e o artista, pesquisador e educador Robson Ferreira, aborda o trabalho educativo do grupo.

Idealizada por Fernanda Amaral, bailarina, coreógrafa, criadora e coordenadora da Dança em Fronteiras, a publicação, do selo Lucias, tem edição da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), entidade responsável, entre outros projetos, pela gestão da SP Escola de Teatro, e faz parte do projeto Frestas Poéticas — Cartografias do Corpo Diverso no Urbano, contemplado em 2022 pela 31ª edição do Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

O projeto inclui também um videodança, lançado no dia 11 de fevereiro, que pode ser visto pelo Youtube: https://youtu.be/DwtM_EKIPTc.

Cia Dança sem Fronteiras foi criada em 2010, em São Paulo, pela bailarina, coreógrafa e educadora Fernanda Amaral, em São Paulo. Desde sua criação, reúne diferentes linguagens artísticas para criar espetáculos, ações performáticas e vídeo danças pautados na individualidade e que refletem a diversidade de seus intérpretes. A metodologia desenvolvida por Fernanda Amaral durante seus 35 anos de trabalhos com a diversidade em dança e teatro, obteve plena aceitação na Europa e nas Américas em várias universidades, festivais e escolas profissionalizantes. Seu trabalho sempre é pautado na cultura corporal que acolhe o potencial de todos os participantes, a criatividade e a diversidade.

Entrando em contato com a Direção Cultura sua empresa pode entender melhor as formas de apoiar este  projeto sem custos, através das leis de incentivo.

Notícias relacionadas