Instituto Anelo lança música dedicada às mulheres pretas

| 01/08/2022

No último dia 25 de julho, no Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha e também o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, o Instituto Anelo lançou o a música “Deixa a Senzala”, de autoria de Luccas Soares, fundador e coordenador geral da instituição.

A estreia do videoclipe foi simultânea no Facebook, Instagram e YouTube. No mesmo dia, a música inédita encerrou a segunda edição do telejornal da EPTV Campinas.

“Deixa a Senzala” foi gravada no próprio Instituto Anelo. Já o videoclipe teve como cenário principal as ruínas do Casarão do Jambeiro, sede da antiga Fazenda Jambeiro, um importante conjunto arquitetônico e ambiental da cidade tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc). A intérprete da música é Renata Alves, professora do Instituto Anelo.

A canção, que pode ser considerada um chamamento para que mulheres pretas se libertem das amarras da opressão e do racismo para assumir o protagonismo a que têm direito na sociedade, foi escrita por Luccas Soares para ser interpretada por uma mulher. Segundo o compositor, qualquer cantora que se sentir representada pela música e quiser gravá-la, poderá fazê-lo sem qualquer ônus.

A música está disponível no Youtube: confira

Fundado em 10 de maio de 2000, o Instituto Anelo é uma associação civil sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de música no distrito do Campo Grande, região noroeste de Campinas. Ao longo desses anos, já atendeu 5 mil alunos. No início, atuava somente com o público infanto-juvenil, e hoje leva a música a pessoas de todas as gerações a partir dos 5 anos de idade, em diferentes projetos, que incluem musicalização infantil, aulas de instrumento e canto, e prática de banda.  Para conhecer os projetos do Instituto Anelo que podem receber apoio a partir de leis de incentivo, sem custos para a empresa patrocinadora, entre em contato com nossa equipe.

Notícias relacionadas