Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
No último dia 25 de julho, no Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha e também o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, o Instituto Anelo lançou o a música “Deixa a Senzala”, de autoria de Luccas Soares, fundador e coordenador geral da instituição.
A estreia do videoclipe foi simultânea no Facebook, Instagram e YouTube. No mesmo dia, a música inédita encerrou a segunda edição do telejornal da EPTV Campinas.
“Deixa a Senzala” foi gravada no próprio Instituto Anelo. Já o videoclipe teve como cenário principal as ruínas do Casarão do Jambeiro, sede da antiga Fazenda Jambeiro, um importante conjunto arquitetônico e ambiental da cidade tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc). A intérprete da música é Renata Alves, professora do Instituto Anelo.
A canção, que pode ser considerada um chamamento para que mulheres pretas se libertem das amarras da opressão e do racismo para assumir o protagonismo a que têm direito na sociedade, foi escrita por Luccas Soares para ser interpretada por uma mulher. Segundo o compositor, qualquer cantora que se sentir representada pela música e quiser gravá-la, poderá fazê-lo sem qualquer ônus.
A música está disponível no Youtube: confira.
Fundado em 10 de maio de 2000, o Instituto Anelo é uma associação civil sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de música no distrito do Campo Grande, região noroeste de Campinas. Ao longo desses anos, já atendeu 5 mil alunos. No início, atuava somente com o público infanto-juvenil, e hoje leva a música a pessoas de todas as gerações a partir dos 5 anos de idade, em diferentes projetos, que incluem musicalização infantil, aulas de instrumento e canto, e prática de banda. Para conhecer os projetos do Instituto Anelo que podem receber apoio a partir de leis de incentivo, sem custos para a empresa patrocinadora, entre em contato com nossa equipe.