Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
Celebrado anualmente em 15 de janeiro, o Dia Mundial do Compositor teve origem no México, como uma comemoração da fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), em 1945, e passou a ser festejado mundialmente a partir de 1983.
Entre os grandes compositores brasileiros, destaca-se José Domingos de Morais, mais conhecido como Dominguinhos (1941-2013), que, além de compositor, foi instrumentista e cantor. Sua trajetória é contada no espetáculo teatral musical “Dominguinhos – Isso Aqui Tá Bom Demais. A partir de suas canções, a obra costura momentos marcantes de sua vida, narrados e cantados pelo próprio personagem, que revisita sua história desde a infância até os últimos dias.
Outro grande nome da composição brasileira é Rita Lee, conhecida como a “Rainha do Rock Brasileiro” e um verdadeiro ícone da música nacional. Rita deixou um legado incomparável, sendo uma das poucas artistas brasileiras a vender mais de 50 milhões de discos. Após sua morte, em 2023, seu espírito rebelde e criativo segue sendo celebrado com sucesso no musical “Rita Lee – Uma Autobiografia”. O espetáculo é baseado no livro homônimo, no qual Rita compartilha, com franqueza e irreverência, os altos e baixos de sua trajetória pessoal e artística e traz a atriz Mel Lisboa no papel da cantora, como em “Rita Lee Mora ao Lado”, espetáculo que conquistou tanto o público quanto a própria Rita.
A lista de compositores que marcam a história da nossa música é grande, e o samba é um celeiro de talentos. Clara Nunes, Beth Carvalho e Dona Ivone Lara são homenageadas pela cantora Bruna Volpi, nos projetos “Homenagem às Divas do Samba” e “Homenagem a Beth Carvalho.
Os exemplos acima são parte do portfólio de projetos aprovados da Direção Cultura na área musical. Entre em contato com nossa equipe para saber mais.