Festival de Música Histórica: programação do dia 26 de abril

música histórica | 26/04/2021

A Direção Cultura apresenta, entre os dias 26 e 28 de abril, em seus canais nas redes sociais, o Festival de Música Histórica. Ao todo, nove concertos serão transmitidos da centenária Igreja N.Sra. de Lourdes, na colônia suíça de Helvétia, no interior de São Paulo.

Você pode acompanhar as transmissões ao vivo pelo Facebook e pelo Youtube da Direção Cultura, a partir das 19h.

Na segunda-feira, dia 26, o Arsis Piano Trio faz a abertura do evento. A noite conta também com a participação do Trio de Madeiras e se encerra com o quinteto de metais Metallumfonia.


PROGRAMA – DIA 26 DE ABRIL

19h – ARSIS PIANO TRIO

  1. JOSÉ MAURICIO NUNES GARCIA (1767-1830)

“Método para Piano”: Cinco “Lições”

  1. JAN LADISLAV DUSSEK (1760-1812)

Sonata para Fortepiano, Violino e Violoncelo, Op. 21 n. 1

III. movimento: Rondo (alla Cosacca) – Allegro moderato

  1. J.L.KOZELUCH (1747-1818)

Triosonata em Sol menor, Op. 12, n.3

III. movimento: Allegro

  1. S. VON NEUKOMM (1778-1858)

“Les Adieux de Neukomm à ses amis à Rio de Janeiro”

 F. JOSEPH HAYDN (1732-1809)

Trio N.39 em Sol Maior (Gypsy),Hob. XV:25

Andante

Poco adagio, cantábile

Rondo à l’Ongarese – Presto

 

20h – TRIO MADEIRAS

1. A.VIVALDI (1678 – 1741) – Trio para flauta, oboe e fagote, RV – 103

2. JOHANN FRIEDRICH FASCH (1688 – 1758) – Sonata para flauta, oboe e fagote: II. Allegro

 3. F. J. HAYDN (1732 – 1809) –  Trio Londrino N. 1

 4. SIGISMUND NEUKOMM (1778 – 1858) –  Fantasia para flauta solo

 5. MODINHAS IMPERIAIS:

Róseas Flores

Deixa, Dália, flor mimosa

 

21h – METALLUMFONIA

 1. ANONIMO (Atr. G.DANIEL SPEER – Sonata de Die Bänkelsängerlieder

2.TIELMAN SUSATO( c.1510/15 – após 1570) – Five Renaissance Dances

3. BACH –  Fuga in F minor

4.W. A. MOZART – Concerto para Trompa N. 4. I Movimento

 5. JOSÉ PEDRO SANTANA GOMES (1836-1908) – “Andante e Bolero”


Conheça os grupos participantes no dia 26 de abril:

Arsis Piano Trio

Formado pela pianista Liliane Kans, o violinista Fabio Chamma e a violoncelista Angelique Camargo, o Arsis Piano Trio surgiu em 2008 da amizade entre os três integrantes, unindo um violoncelo ao duo de violino e piano que já existia anteriormente. Inicialmente dedicando-se ao repertório de música brasileira e romântica, decidiu alargar seus meios expressivos com a aquisição de instrumentos de época para obras do período clássico. O trio conta com uma réplica de um fortepiano da época de Mozart, modelo Stein de 1784, e segue essa filosofia com os instrumentos de corda, usando cordas de tripa e arcos típicos desse período.

Músicos:

Angelique Camargo (Violoncelo): Integrou a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e sempre esteve envolvida em trabalhos camerísticos. Atualmente é chefe de naipe da Orquestra Municipal de Jundiaí, professora e camerista, dedicando-se também à música histórica. Possui o duo “Bico de Pena” com o marido e flautista Renato Camargo, que se apresenta com composições próprias e inovadoras.

 

 

Fábio Chama (violino): Iniciou seus estudos musicais em Rio Claro. Formado pela Unesp, especializou-se na Bélgica com JerroldRubenstein. Participou de diversas orquestras: Sinfônica e Filarmônica de Rio Claro, Orquestra Experimental de Repertório, Camerata Fukuda, Orquestra de Câmara da Unesp, OS Paulista, OS de Santo André e, atualmente, na OS Municipal de SP. Cursos de férias em Campos do Jordão, Curitiba e Sopron na Hungria. Atualmente é executante e professor no Festival de Prados em MG. Diploma em violino Barroco pela Emesp, na classe de Luis Otávio Santos.

 

 

Liliane Kans (piano): Formou-se bacharel pela UNESP  e foi contemplada com bolsa de estudos da CAPES para especializar-se em instrumento e música de câmara no Conservatório Real de Antuérpia onde estudou com JerroldRubenstein, DaliaOuziel e Eliane Rodrigues. Premiada em concursos nacionais, atuou como solista em diversas orquestras, entre elas a Petrobrás Sinfônica, no Rio de Janeiro. Lançou em 2014, com o violoncelista Alberto Kanji, o CD “Beethoven – Sonatas op.5 e Variações WoO46”, gravado com instrumentos de época. Participou de inúmeros festivais no Brasil como bolsista e solista e no Festival de música antiga Sopron Early Music Days, na Hungria aperfeiçoando-se em fortepiano e música de câmara. Exerce intensa atividade camerística nas mais diversas formações instrumentais e é professora correpetidora na EMESP.

 

Trio de Madeiras

Formado por Sérgio Cerri (flauta), João Carlos Goehring (oboé) e Francisco Amstalden (fagote), integrantes das Orquestras Sinfônicas de Campinas, da UNICAMP e de Ribeirão Preto. OTrio  é parte integrante do Quinteto de Sopros Sopra-5, fundado no ano de 2000.

Músicos:

Francisco Amstalden (fagote): Natural da cidade de Piracicaba/SP, iniciou seus estudos na Escola de Música Dr. Ernst Mahle – EMPEM, onde completou  o Curso Profissionalizante em Música do Ministério da Cultura (MEC). Bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (SP), realizou o Curso de Pós-Graduação, em nível de Especialização em “Educação Musical”, na área de Concentração de Educação pelo Centro Universitário CLARETIANO. Teve aulas também com Noel Devos (RJ), SydneiRosemberg (Indiana – EUA), Gary Echools (EUA), entre outros. Foi professor do Festival Internacional de Inverno de Jaguariúna (SP) – 2008 e atualmente é fagotista da Orquestra Sinfônica da Unicamp – OSU, da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas – OSMC, membro do Quinteto de Sopros “SOPRA – 5”, onde desenvolve música de câmara, e membro da Academia Campineira de Música – ACAMU em Campinas (SP).

 

João Carlos Goehring (Oboé e Corne-inglês): Iniciou seus estudos musicais no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, primeiramente no piano e posteriormente no oboé, na classe do Professor José Davino Rosa. Participou de diversos Festivais de Música, nos quais recebeu orientações de nomes como Henry Schuman (USA), Stanley King (USA), William Bennett (USA), VaclavVinecky (BR), Walter Bianchi (BR) e Salvador Masano (BR). É bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e obteve seu Mestrado em Música na Universidade de Hartford (USA). Atualmente é oboísta na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e na Orquestra Sinfônica da Unicamp, membro do Quinteto Sopra-5 e também do Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Atua também como professor de oboé na Escola Livre de Música da UNICAMP.

 

 

 

Sérgio Cerri (flauta transversal): Natural de Rio Claro-SP, bacharel em flauta pela Unicamp, é primeiro flautista da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, onde atua desde 2001, e professor do projeto Alma (Ribeirão Preto) desde 2014. Também atuou como professor de flauta no Departamento de Música da USP – Ribeirão Preto em 2014 e 2015 e é fundador e flautista principal da Orquestra Filarmônica de Rio Claro/SP, além de integrante do Quinteto de Sopros Sopra-5 e do Duo Cerri-Botelho (flauta e piano), formado com a pianista Flávia Botelho.

 

 

 

 

Metallumfonia

O Grupo Metallumfonia é formado por músicos da região metropolitana de Campinas que atuam como docentes do Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Os instrumentos de metal sempre são ouvidos nos naipes das Orquestras e Bandas, entretanto, a formação de grupos que possuem esses instrumentos atuando como solistas ainda é  uma novidade. Desde 2003, o Metallumfonia proporciona ao público a oportunidade de ver, ouvir, apreciar e observar de forma mais intensa a interpretação dos instrumentos de metal atuando na música de câmara. O repertório do grupo enfatiza a música de boa qualidade, seja ela de compositores brasileiros ou estrangeiros, de todos os períodos musicais, uma vez que a música transcende o tempo e as nações.

INTEGRANTES:

Trompetes: Paulo Ronqui e Jeferson Anastácio

Trompa: Isac Emerick

Trombone: Robson de Nadai

Trombone Baixo: Fransoel Decarli

 

Festival de Música Histórica

Datas: 26 a 28 de abril, às 19h

Transmissão: pelo facebook e youtube Direção Cultura

Mais informações: comunicacao@direcaocultura.com.br

Confira a programação completa neste link.

Conheça os grupos participantes do dia 27 de abril, aqui.

Conheça os grupos participantes do dia 28 de abril, aqui.

 

 

 

Notícias relacionadas

Lei Aldir Blanc | 28/04/2021

Festival de Música Histórica: programação do dia 28 de abril