Em Hortolândia: circo também está na programação do projeto Teatro nas Escolas

| 25/05/2022

O projeto Teatro nas Escolas começou ampla circulação em Hortolândia/SP, com patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri. Nesta semana, a temática do circo entra na programação, com apresentação da peça Circolando, do Grupo Los Circo Los, para 500 alunos de duas escolas públicas da cidade. A programação na cidade começou no dia 23, com o Grupo Último Tipo e o espetáculo ‘Rio que Passa Lá’, e segue com agenda cheia em junho, e peças agendadas até o mês de outubro. Ao todo serão mais de 30 apresentações, em 12 escolas.

Em Circolando, os espectadores são instigados pela presença de três malas, no meio de uma roda. Dois artistas chegam a mais um espaço para fazer um grande espetáculo e demonstrar suas habilidades, como num picadeiro de circo. Na cola dessa dupla, que exala a graciosidade dos tradicionais narizes pintados do picadeiro, a plateia vive instantes de queixo caído, de romance e de tensão. Todas as manobras são feitas numa evolução rítmica contagiante, num jogo cômico entre os dois atores, neste espetáculo que é obra aberta à improvisação e ao erro, com divertimento garantido para o público. A Cia Los Circos Los, responsável pelo espetáculo, é uma companhia de circo de repertório que se dedica exclusivamente à produção artística, produção de conhecimento (a partir de cursos e oficinas) e projetos culturais variados, fundada oficialmente em 2004, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas/SP, um importante polo de pesquisa teatral. 

Idealizado pela Direção Cultura, o projeto “Teatro nas Escolas” já circulou por mais de 30 cidades, de três estados diferentes, chegando a mais de 130 mil pessoas desde 2005, e com agenda bem movimentada para 2022. (Saiba mais detalhes aqui.)

A série de apresentações em Hortolândia, que vai contar também com a participação Companhia No Mundo da Lua – iTeatro, tem apoio da ArcelorMittal Gonvarri Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. ArcelorMittal Gonvarri Brasil  foi constituída em 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal, maior fabricante de aço e uma das principais produtoras de minério de ferro do mundo, e a Gonvarri Steel Services, empresa líder global na transformação de aço e alumínio no mundo.

 

Confira as apresentações do Projeto Teatro nas Escolas em Hortolândia, até o mês de junho:

Dia 30/05 – E.M.E.F. Jd.  Nova Europa Samuel da  Silva Mendonça – Jardim Nova Europa

Dia 06/06 – E.M.E.F. Caio Fernando Gomes Pereira – Jardim Nossa Senhora de Auxiliadora

Dia 07/06 – EMEF Nicolas Thiago dos Santos Lofrani – Jardim Sumarezinho

Dia 13/06 – E.M.E.F. Profª Lílian Cristiane M. de Araújo – Jardim Estefânia

Dia 14/06 – E.M.E.F. Viva Mais – Jardim Santa Clara II

Dia 20/06 – E.M.E.B. Prof. Richard Chibim Naumann Interlagos – Jardim Interlagos

Dia 21/06 – EMEB Josias da Silva Macedo – Jardim Nossa Senhora de Fátima

Notícias relacionadas