Dica de leitura: “Documentário em 7 atos” de Leonardo Brant

| 02/08/2023

Os documentários desempenham um papel fundamental ao estimular debates sobre temas específicos na sociedade, mas um olhar atento para esta modalidade de cinema abre muitas outras perspectivas, e é sobre isso que trata o artigo “Documentário em 7 atos”, escrito pelo diretor Leonardo Brant,  nossa recomendação de leitura da semana (que você pode conferir aqui). 

O texto é uma leitura prática e direta que traz reflexões – que servem como convite – para o fortalecimento de um ecossistema que facilite a produção de documentários brasileiros, uma estratégia extremamente vantajosa para a “indústria do entretenimento, do investimento social e comunicação de causas”, como menciona o autor.

Brant é documentarista, diretor dos filmes “Comida Para Quem Precisa” (a ser lançado em 2024), “Descarte, Comer O Quê?”, “CTRL-V” e do programa de “TV Idade Mídia”. É sócio-diretor da Deusdará Filmes e da DocStation,  autor do livro “O Poder da Cultura”, entre outros, atuando também como palestrante e consultor criativo. 

Com todas as vantagens e possibilidades da linguagem do documentário listadas por Brant, vale ressaltar ainda a facilidade do uso de leis de incentivo: muitos documentários fazem parte de projetos aprovados, e podem receber apoio da iniciativa privada sem custos para o patrocinador. Um exemplo é o projeto “Ciclo das Águas”, do próprio  Leonardo Brant, que faz parte do portfólio da Direção Cultura.

“Ciclo das Águas” é um documentário que pretende gerar uma consciência coletiva para a importância do saneamento, além de contribuir para o enfrentamento desse gravíssimo problema social a partir de histórias inspiradoras e positivas, de gente que dedica a vida a buscar soluções inovadoras e locais para essa questão que exige a atenção e o compromisso de todos na sociedade.

A sustentabilidade tem sido um tema recorrente nas produções de Brant, que em 2021 lançou “Descarte”, um documentário que aborda a relação dos cidadãos contemporâneos com os resíduos orgânicos e recicláveis e que conquistou o prêmio Forum Film Festival, da Espanha, na categoria de melhor documentário.

O filme recebeu aportes financeiros por meio das leis de incentivo para sua produção, e atualmente pode ser visto em várias plataformas de streaming, como Amazon Prime Video, Now, Vivo Play, Video Camp e Vimeo On Demand.

Entre em contato com nossa equipe para conhecer mais detalhes e estratégias do uso das leis de incentivo para apoiar projetos de documentário, ou conhecer nosso portfólio completo.

Notícias relacionadas