Este ano, o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para incentivar as pessoas a visitarem e apreciarem museus de diferentes tipos de arte.
No Brasil, a data inspira a Semana Nacional de Museus, que, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), promove uma série de atividades culturais em instituições por todo o país e já está na 23ª edição.
A Direção Cultura conta, em seu portfólio de projetos, com diversos museus parceiros, que são boas opções de passeio para esta semana especial.
O Museu da Língua Portuguesa inaugurou a exposição “Fala Falar Falares”, que explora a capacidade humana de manipular o som por meio do corpo. A mostra pode ser visitada até 14 de setembro, em São Paulo.
O Museu do Futebol, por sua vez, realizará no sábado, 17 de maio (sábado), o Festival Cultura Futebol Clube. Com programação gratuita e voltada para pessoas de todas as idades, o evento reúne diferentes atrações inspiradas no futebol. A proposta é proporcionar momentos de diversão e cultura na área externa do museu, localizado no Estádio do Pacaembu. Serão quatro apresentações, das 9h30 às 17h30.
Em São José dos Campos, o Museu Felícia Leirner sediará um ensaio aberto com o grupo Olharte Cultura, referência do Projeto Social Eliane Humberg na área da dança. É no dia 20 de maio (terça-feira), das 11h às 14h. Durante a atividade, os visitantes poderão conhecer os bastidores de uma apresentação e vivenciar de perto o processo criativo do grupo, que oferece aulas para pessoas de diferentes idades e gêneros, promovendo inclusão e expressão artística.
Já o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, em Tupã, realiza até 27 de maio, sempre das 9h às 10h, o projeto “Vem que te conto um conto”. A iniciativa, por meio da contação de histórias, busca oportunizar aos visitantes a difusão e ampliação dos conhecimentos sobre as culturas retratadas na exposição de longa duração “Tupã Plural”, que aborda tanto os povos indígenas quanto os imigrantes que contribuíram para a formação identitária e o desenvolvimento de Tupã, além de outros temas diversos.
Os museus são espaços fundamentais para a preservação e promoção do patrimônio brasileiro, e há diversas formas de a iniciativa privada contribuir com esse trabalho. Uma delas é o apoio aos planos anuais dos museus, o que pode ser realizado por meio de leis de incentivo, sem custos diretos. Os espaços acima possuem projetos aprovados nas leis de incentivo, constam do nosso portfólio e estão aptos a receber patrocínio de empresas, sem custos para o patrocinador. Fale com nossa equipe para receber mais informações.