Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
No Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, trazemos informações da World Giving Index 2024, uma pesquisa que faz um ranking anual sobre a generosidade ao redor do mundo. O índice avalia os países conforme a disposição das pessoas para ajudar estranhos, dedicar tempo a causas sociais ou fazer doações a ONGs.
Este ano, o Brasil subiu três posições com relação ao ano anterior, alcançando o 86º lugar, dentre 142 países avaliados, com um leve aumento de 3% nas doações a organizações da sociedade civil. A prática de ajudar desconhecidos continua a ser a mais comum, com 65% dos entrevistados relatando esse comportamento. Apesar de resultados mais favoráveis em anos anteriores, este ano marca a segunda melhor pontuação registrada. O auge da generosidade brasileira foi em 2021, impulsionado pela pandemia.
A dedicação e o altruísmo dos voluntários, que dedicam tempo e trabalho não remunerados para diferentes causas, são vitais para a sobrevivência de muitas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e ONGs. No entanto, essas instituições frequentemente enfrentam desafios para garantir sua sustentabilidade a longo prazo.
As leis de incentivo entram neste contexto como uma importante ferramenta para manutenção de vários projetos socioculturais, artísticos e esportivos ligados a entidades sem fins lucrativos, pois permitem que empresas apoiem projetos aprovados, através da destinação de impostos devidos, sem custos adicionais.
Para empresas, as leis de incentivo podem funcionar como um mecanismo transparente e seguro de colocar em prática ações de responsabilidade social. Para as entidades, as leis de incentivo podem garantir provisão e segurança financeira, beneficiando crianças, jovens e todo o público impactado por esses projetos.
Na Direção Cultura, nossa especialidade é ajudar empresas a desenvolverem e ampliarem suas políticas de responsabilidade social com uso de leis de incentivo.
Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e conhecer iniciativas alinhadas com a cultura e as estratégias ESG da sua empresa.