Dia Mundial do Câncer: Conheça projetos ligados à luta contra a doença

Boldrini | 02/02/2022

Organizado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Câncer, em 4 de fevereiro, abre nova campanha, de 2022 a 2024, com o tema “Por cuidados mais justos”  (Close the care gap). A ideia é destacar a importância da equidade no acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento.

Ainda que este seja um problema global, a iniciativa privada tem a seu alcance ferramentas como as leis de incentivo, que permitem apoiar financeiramente projetos aprovados de entidades que atuam no combate ao câncer.  É uma forma simples e sem custos que as empresas podem adotar para contribuir com iniciativas locais.

Veja três exemplos:

O Instituto Ingo Hoffman, que desde 2005 atua para oferecer mais conforto e qualidade de vida às crianças em tratamento do câncer e seus familiares, desenvolve o projeto Famílias do Instituto em ação, através da Lei de Incentivo ao Esporte.

Já por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Associação Griots – Os Contadores de Histórias leva equipes de voluntários para contar histórias em hospitais, e tem uma equipe dedicada a atuar na brinquedoteca do Centro Infantil Boldrini, Hospital Filantrópico de Referência no Tratamento de Câncer e Doenças do Sangue, em Campinas.

O projeto Neosamba é uma pesquisa 100% brasileira, que estuda uma nova sequência de tratamento do câncer de mama. A Direção Cultura fez parte do processo de captação de recursos para a terceira fase da pesquisa, através do PRONON – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica.

O PRONON, assim como o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), permitiam que pessoas físicas e pessoas jurídicas destinassem parte do Imposto de Renda devido para projetos aprovados, mas o prazo de vigência da lei se encerrou em 31/12/2021. Há projetos em tramitação na Câmara dos Deputados para prorrogação da lei. É preciso que isso aconteça, para que novas destinações possam ser feitas em 2023.

Quer entender melhor esse assunto, ou conhecer outras possibilidades de apoiar projetos com impactos na área de saúde? Fale conosco!

Legenda: Instituto Ingo Hoffman, em Campinas. Foto: Reprodução/Site

Notícias relacionadas